Técnico em nutrição: Saiba TUDO sobre essa profissão!

Nos últimos anos, o Brasil tem aumentado bastante o número de oportunidades em cursos profissionalizantes. Uma dessas novidades que surgiram no mercado nacional é a de trabalhar como técnico em nutrição.

Mas o que será que esse profissional faz? Qual o trabalho dele? Tem o mesmo poder e a mesma capacitação de um nutricionista?

Todas essas dúvidas e muitas outras vão ser retiradas agora neste texto. Veja nos próximos tópicos como é a formação e o trabalho de um técnico em nutrição!

O que é Técnico em nutrição?

O técnico em nutrição é um profissional com ensino médio que fez esse curso profissionalizante para poder ter uma profissão mesmo sem ter o ensino superior.

O trabalho desse profissional não é igual ao do nutricionista, já que ele não é formado em curso superior.

Na verdade, o técnico em nutrição é um auxiliar, ele ajuda no trabalho do nutricionista na promoção, manutenção e recuperação da saúde humana com base em uma alimentação saudável e balanceada.

É um profissional importante e muito requisitado atualmente, porque ajuda empresas e instituições a elaborarem cardápios funcionais para as pessoas que trabalham nessas organizações.

O que faz?

O técnico em nutrição ele trabalha junto com o nutricionista. Ele supervisiona, fiscaliza, orienta e avalia processos e projetos que visam modificar e melhorar a alimentação de profissionais em determinadas empresas e instituições.

Esse profissional também realiza avaliações nutricionais com pacientes, ajuda na higienização e na segurança alimentar como um todo, auxilia na elaboração de dietas, além de realizar entrevistar, aplicar testes e questionários e outras variadas funções de um verdadeiro auxiliar de nutricionista.

O trabalho do técnico em nutrição é exatamente o burocrático. Ele facilita e agiliza a solução criada pelo nutricionista.

É um profissional cada vez mais necessário no mundo atual, já que há muitos casos de pessoas com problemas de saúde por conta de má alimentação.

Além disso, com a onda do mundo fitness, muitas pessoas têm buscado profissionais de nutrição para melhorar o seu condicionamento físico e resultado em treinos.

Por isso, o tripé nutrólogo, nutricionista e técnico em nutrição está em alta nos últimos anos.

técnico em nutrição

Área de atuação

O técnico de nutrição pode atuar em três áreas: nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), nas Unidades de Nutrição e Dietética (UND) e com a chamada Saúde Coletiva.

Na UAN, o trabalho do técnico em nutrição é exatamente na supervisão e no auxílio para implementar cardápios e soluções alimentares saudáveis, seguras e higiênicas para funcionários de médias e grandes organizações.

Já no UND é um trabalho bem específico para quem precisa de uma dieta restritiva do uso de açúcar, no caso os diabéticos. Ou seja, é um serviço feito em hospitais, asilos, clínicas e outras instituições.

No caso da Saúde Coletiva é o auxílio na execução da parte da alimentação de programas sociais, como o Fome Zero, Bolsa Família, merenda escolar, Unidades Básicas de Saúde e outras políticas públicas.

Salário

O salário comum para esse trabalho é de entre um e dois salários mínimos, podendo ser até um pouco a mais do que isso.

Por ser técnico e não superior, o valor é abaixo do pago a um nutricionista, por exemplo.

Nutricionista x Técnico em nutrição

A criação do cargo do técnico em nutrição não foi feita para acabar com a carreira de nutricionista, muito pelo contrário, o objetivo é ajudar no trabalho do profissional com ensino superior.

Porém, muitas empresas têm contratado vários técnicos e apenas um nutricionista para comandar essa equipe e isso tem trazido problemas para as pessoas que se formaram no ensino superior.

O ideal é que para cada um nutricionista se tenham dois técnicos em nutrição apenas, para ajudar no trabalho específico desse nutricionista.

O técnico é um auxiliar, está ali não para realizar todo o trabalho, mas para agilizar e facilitar as soluções de nutrição dentro de uma empresa ou instituição.

Senac

O Senac oferece o curso de técnico em nutrição em algumas das suas sedes em cidades brasileiras. São quatro módulos mais o estágio obrigatório para que a pessoa se forme no curso profissionalizante.

Senai

O Senai não oferece o curso específico de técnico em nutrição, mas sim o técnico em alimentos. Caso a sua intenção seja a específica de nutrição, o melhor é procurar o Senac ou os Institutos Federais. Vários deles oferecem o curso em conjunto com o ensino médio.

Grátis

O Pronatec e os Institutos Federais oferecem o curso técnico profissionalizante de técnico em nutrição em algumas de suas unidades. Pesquise as mais próximas de você e veja se o curso está disponível.

Técnico em nutrição pode prescrever dieta?

O técnico em nutrição não prescreve, nem assina nada. Ele pode até mesmo escrever a dieta, mas precisa da assinatura e da confirmação do nutricionista para que ela tenha validade.

Leia mais conteúdo no texto sobre Cursos técnicos da área da saúde!

Se ainda tiver restado alguma dúvida sobre a profissão de técnico em nutrição, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Be the first to comment on "Técnico em nutrição: Saiba TUDO sobre essa profissão!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*