Técnico em mecatrônica: Tudo que você precisa saber ESTÁ AQUI!

A área técnica cresceu muito no país entre os anos de 2003 e 2015. Porém, com a crise econômica, passou por alguns problemas que logo, logo serão superados. Um desses profissionais que mais se destacou a apareceu no mercado foi o técnico em mecatrônica, um ramo importante que trabalha nos mais diferentes tipos de empresa.

Nos tópicos a seguir, você vai conhecer um pouco mais a respeito dessa profissão tão importante para o desenvolvimento do Brasil que é o técnico em mecatrônica. Veja no que ele trabalha, onde fazer o curso e a média salarial!

O que é Técnico em Mecatrônica?

O técnico em mecatrônica é um profissional cada vez mais necessário em um mundo que respira desenvolvimento tecnológico. Isso porque a área é a mistura da elétrica, com a mecânica e a informática. É quem cria, conserta, planeja, produz e executa ações para a criação de máquinas que vão trabalhar em fábricas e empresas de todo o mundo.

Essa profissão é tão importante que hoje em dia é impossível trabalhar com produção de produtos ou alimentos sem a presença de um técnico em mecatrônica.

Não existe a possibilidade de produzir sem o uso de máquinas mais. E o advento da tecnologia, cada vez mais rápido e seguro, dá ainda mais valor a essa profissão.

O que faz?

O trabalho do técnico em mecatrônica é auxiliar o engenheiro na criação de máquinas para trabalharem em fábricas e também no agronegócio. Além disso, ele é responsável diretamente por consertar essas máquinas, aperfeiçoá-las, elaborar projetos de novas máquinas e executar novas funções em todo o sistema maquinário da empresa.

O técnico em mecatrônica é essencial, por isso a profissão é tão valorizada e buscada atualmente. Qualquer fábrica ou agronegócio precisa de vários desses profissionais para poder melhorar a produtividade da empresa e gerar mais lucros, menos perdas e também menos acidentes de trabalho.

O que estuda?

O estudo do técnico em mecatrônica é divido em três áreas bases: mecânica, elétrica e informática. A mistura desses três elementos importantes da física, da engenharia e da tecnologia é que forma esse novo profissional.

O curso tem duração de dois a três anos e pode ser cursado junto com o ensino médio em algumas instituições. O bom de se fazer isso é que você já sai de lá formado em uma profissão e pode ir buscar a sua vaga no mercado de trabalho em todo o país.

Por ser um curso técnico ele é completamente prático. Você vai entender como funciona de fato a construção, reforma e aprimoramento de máquinas a partir do estudo nas três áreas da mecatrônica.

É para sair do curso de técnico em mecatrônica preparado para mudar a história de uma empresa e também da sua vida.

técnico em mecatrônica

Onde fazer Técnico em Mecatrônica?

Existem diversos cursos de técnico em mecatrônica espalhados pelo Brasil. O Pronatec oferece o curso pelo Senai que é feito em vários estados do país.

Basta você entrar no site do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e conferir se na sua cidade ou no seu estado o curso é disponível.

Além de lá, alguns Institutos Federais e instituições particulares de ensino também oferecem o curso de técnico em mecatrônica junto ao ensino médio.

Se você está para entrar nessa fase dos estudos, gosta do ramo e já quer sair dessa etapa com uma profissão, busque as escolas e institutos perto de você e veja se eles têm o curso técnico em conjunto com o ensino médio.

Salário

Por ser um profissional bem requisitado, mesmo nos tempos atuais, o salário do técnico em mecatrônica é um pouco maior de outros profissionais técnicos que existem no país. Varia de 2 a 3 salários mínimos, de acordo com empresas de seleção.

Tudo vai depender do porte da empresa, da necessidade da presença do técnico em mecatrônica e da quantidade de oferta e demanda que se tem na cidade desse tipo de profissional. Mas é muito difícil que o salário seja menor que 1800 reais.

É bom?

É uma excelente opção para quem gosta da área e leva jeito com as disciplinas de física e matemática. Um emprego e tanto para você começar a sua vida já com uma boa independência financeira.

Tempo de curso

O curso de técnico em mecatrônica pode durar de 2 a 3 anos, a depender da instituição e do tipo de curso escolhido. Se for junto com o ensino médio, por exemplo, ele vai durar 3 anos.

Se tiver gostado deste texto sobre a área de técnico em mecatrônica, compartilhe-o com seus colegas nas suas redes sociais e aplicativos de mensagem.

Gostou do assunto? Leia também o texto sobre Curso mecânica automotiva!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Be the first to comment on "Técnico em mecatrônica: Tudo que você precisa saber ESTÁ AQUI!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*