Pronatec 2017: Saiba aqui tudo sobre o programa!

Pronatec 2017

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, mais conhecido como Pronatec, foi idealizado pelo governo em 2011 e tem como principal objetivo expandir e democratizar no país os cursos técnicos. Essa é uma maneira de oferecer mais oportunidades tanto de educação, como profissionalmente, aos jovens que buscam se especializar em determinadas áreas, e que desejam uma colocação no mercado de trabalho. O Pronatec 2017 irá disponibilizar vários cursos, tudo com o objetivo de democratizar cada vez mais o acesso à educação.

Saiba tudo sobre o Pronatec 2017

Competir por uma vaga no mercado de trabalho atualmente não é uma tarefa das mais fáceis. A alta competitividade e as ofertas cada vez menores fazem com que muitas pessoas passem por algumas dificuldades na hora de procurar pelo emprego dos sonhos. Isso porque quanto mais qualificada for a pessoa, maiores as chances de conseguir a vaga.

E é nesse momento que surge o Pronatec 2017, a fim de garantir que todos tenham chances iguais no mercado de trabalho. Vale lembrar que, por meio dele, milhares de pessoas já conseguiram se qualificar para competir de maneira igualitária e tiveram sucesso na hora de conseguir um emprego novo. É importante esclarecer que todos os cursos oferecidos pelo Pronatec 2017 são gratuitos e os custos são pagos pelo governo. Na prática isso significa que as pessoas que  conseguirem a tão sonhada vaga através do Pronatec 2017, não terão que arcar com nenhum tipo de pagamento.

Cursos oferecidos

O Pronatec 2017 coloca à disposição dos interessados diversos cursos, sendo que cada um deles é voltado para um perfil específico. E entre as instituições ligadas ao programa estão:

  • Instituição de ensino privada que seja habilitada pelo MEC (Ministério da Educação).
  • Rede federal de ensino tecnológico, científico e profissional;
  • Redes estaduais, municipais e distritais de ensino tecnológico e profissional;
  • SENAC;
  • SENAI;
  • SENAR;
  • SENAT;

Pronatec-2017

Inscrições

Os interessadas em ingressar em um dos cursos oferecidos pelo Pronatec 2017 precisam ficar atentos a todas as informações referentes ao processo de inscrição. Por enquanto elas ainda não começaram, mas é necessário acompanhar esse calendário pelo site http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/.Nele também é possível faze uma busca detalhada sobre as vagas disponíveis em cada cidade.

No site oficial do Pronatec é possível consultar a lista com todos os cursos e saber se a inscrição já foi iniciada ou não. No caso do Pronatec 2017 ainda não é possível fazer esse procedimento.

Cursos e vagas Pronatec 2017

Os cursos e vagas oferecidas no Pronatec 2017 são divididas por categorias, o que deixa o site mais fácil de ser encontrado. Por exemplo:

  1. Cursos técnicos: Esses cursos possuem duração de no mínimo um ano, e são voltados para as pessoas que já possuem certificado do ensino médio.
  2. Cursos técnicos 2: É muito similar à primeira categoria, a única diferença é que nesse caso podem concorrer a uma vaga as pessoas que ainda não concluíram o ensino médio.
  3. Formação continuada ou inicial: Nesses casos os cursos têm duração maior, de dois anos, e são voltados para qualquer pessoa que beneficiadas por algum programa do Governo, como o Bolsa Família.

Quer saber mais sobre o Pronatec? Veja os 9 melhores cursos oferecidos pelo Pronatec.

Be the first to comment on "Pronatec 2017: Saiba aqui tudo sobre o programa!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*