O que é pós-graduação? Veja a validade desse tipo de diploma!

Sempre que uma pessoa termina o ensino superior aparecem amigos e familiares falando para essa pessoa cursar uma pós-graduação para melhorar o currículo. Mas o que é pós-graduação de fato? Parece ser uma coisa só, mas não é.

São várias as possibilidades de cursos que têm como diplomação essa característica de pós-graduação. Nos próximos tópicos você vai entender como funcionam todos os tipos de pós- graduação.

Fique bem atento, leia com cuidado, para não se perder. Confira!

Stricto sensu

Um tipo bem comum de pós-graduação é a chamada stricto sensu. O nome é em latim significa “sentido restrito”. No caso da pós-graduação são os cursos de mestrado e doutorado que estudam algum acontecimento de forma restrita e, a partir desse estudo, gera-se uma tese ou uma dissertação que explica aquele fato ou situação.

Os cursos de stricto sensu são destinados principalmente a pessoas que pretendem seguir a carreira na pesquisa ou na acadêmia. No caso do Brasil, um está interligado ao outro.

Para ser pesquisador, necessariamente, precisa ser também professor de uma universidade.

O mestrado é feito em universidades e tem duração média de dois anos, com a apresentação de uma dissertação ao final do curso. O doutorado também é feito em universidades e tem duração média de quatro anos.

É preciso apresentar uma tese ao final do curso. Existe também o PhD que é o doutorado feito em outro país e o pós-doutorado que é a apresentação de outra tese a respeito de um tema mais específico ainda.

Lato sensu

Diferentemente dos cursos stricto sensu, os lato sensu são mais voltados para quem quer atuar no tradicional mercado de trabalho ou gerir uma empresa ou organização. O termo, também em latim, significa “sentido amplo”, pois são cursos que não especificam um acontecimento em si, mas sim estudam uma área completa.

São os chamados cursos de especialização, como, por exemplo, pós-graduação em gestão de pessoas. É um curso amplo, que vai estudar a gestão de pessoas de forma abrangente, em todos os seus aspectos e características.

É diferente de um mestrado em gestão de pessoas da empresa X entre os anos de 1989 e 1995, por exemplo.

Normalmente, os cursos de lato sensu possuem uma carga horária de 360 horas no total. Os cursos de MBA fazem parte da pós-graduação lato sensu.

o que é pós-graduação ?

Mestrado

O mestrado é o curso de pós-graduação stricto sensu feito logo após a pessoa terminar o curso superior. Não há necessidade de se fazer um mestrado na mesma área da sua
graduação, embora a maioria das pessoas siga esse caminho por motivos óbvios.

Para passar em um curso de mestrado é preciso enfrentar um processo seletivo com provas, entrevistas e análise de currículo acadêmico, o chamado currículo Lattes.

O curso dura cerca de dois anos com a banca avaliativa final da dissertação feita como último e mais importante trabalho do mestrado.

Doutorado

O doutorado é feito, normalmente, após o mestrado, mas não é uma regra. Existem casos, embora raros, de pessoas que ingressaram em um mestrado, mas por conta da especificidade e importância do tema tratado, e assim foram transferidos pela universidade direto para o doutorado.

São casos bem difíceis de acontecer, mas pode ser que ocorra.

O curso de doutorado é um aprimoramento do que a pessoa aprendeu e apresentou no mestrado. O tema não precisa ter a ver com o mestrado, a ideia é que a pessoa aprenda o método de ser mestre primeiro para depois tentar ser doutor, independente se a área é a mesma ou não.

O doutorado dura cerca de quatro anos e o trabalho final é a apresentação de uma tese, ou seja, um documento único, inédito e com soluções reais para um problema.

Essa tese
é avaliada por uma banca de doutores que vai definir se o pesquisador será aprovado ou não.

Especialização

Os cursos de especialização são mais simples, normalmente presentes em instituições de ensino particulares e basta fazer a matrícula e pagar para entrar nessa pós-graduação.

Trata-se de temas abrangentes relacionados à área de formação da pessoa interessada. Tem um TCC como trabalho final do curso.

MBA

O MBA é um curso de especialização específico para quem trabalha na área de empreendedorismo, gestão e marketing. Tem a mesma duração de uma especialização, também termina com a apresentação de um TCC, a única diferença é o método usado de forma específica para quem quer ser um empreendedor de verdade.

O que é pós-graduação? Quem pode fazer?

Todos os cursos de pós-graduação, sejam stricto ou lato sensu, são para pessoas que possuem o diploma de graduação em algum curso de ensino superior.

Caso tenha gostado dessas informações sobre os tipos de cursos de pós-graduação, compartilhe-o com seu amigo que precisa de uma força para melhorar o currículo e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.

Não deixe de ler o texto sobre Curso técnico ou superior!

Gostou do texto sobre o que é pós graduação? Deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Be the first to comment on "O que é pós-graduação? Veja a validade desse tipo de diploma!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*