O que é curso técnico? Descubra agora!

Você sabe o que é curso técnico? Bom…De uns anos para cá houve uma explosão no número de curso técnico no Brasil, mas você sabe o que significa esse tipo de ensino? Quais as características dele? Por que é tão necessário assim ter um curso técnico no Brasil hoje?

Tudo isso e muito mais você vai ver aqui neste texto. Confira as informações nos tópicos seguintes e fique atento para aprender tudo sobre o curso técnico.

O que é curso técnico?

O curso técnico é uma forma que os governos e os empresários encontraram de profissionalizar pessoas sem a necessidade de passar por uma universidade.

Normalmente, ele é utilizado na capacitação prática de pessoas para que elas aprendam uma profissão de forma rápida e eficiente.

Assim, o preenchimento de vagas em diversos mercados ocorre de forma mais rápida, há aumento no número de empregados e o país se desenvolve cada vez mais rápido e melhor.

Esses cursos são variados, vão de áreas tradicionais como a mecânica e a carpintaria, até cursos mais modernos como o design e o desenvolvimento de sistemas.

Em todas essas áreas existe uma questão em comum que é a falta de profissionais capacitados no mercado de trabalho.

Por isso, se existe um curso técnico, pode ter certeza que há emprego nessa área em algum canto do Brasil.

o que é curso técnico?

E o curso técnico profissionalizante?

Todo curso técnico existe para gerar novos profissionais capacitados em determinada área deficiente no mercado de trabalho brasileiro, mas existe sim uma diferença entre o curso técnico normal e o chamado profissionalizante.

O curso técnico profissionalizante é mais indicado para quem já tem uma certa experiência na área e deseja se aprimorar ainda mais.

Já o curso técnico tradicional é para aqueles que desejam aprender uma nova profissão do zero.

Os profissionalizantes são mais rápidos que os técnicos tradicionais. Além disso, há uma diferença nos pré-requisitos para realização de matrícula em cada um desses cursos.

Como o curso profissionalizante foi feito para pessoas que desejam ter uma capacitação maior em uma área que já trabalham, ou já trabalharam alguma vez na vida, ele não exige que você tenha um histórico escolar muito completo.

Em alguns casos, basta não ser analfabeto que já pode fazer o curso.

Já o técnico normal é um curso voltado para estudantes do ensino médio. Ou seja, é preciso que você esteja no primeiro ou segundo ano do ensino médio para poder cursá-lo.

O bom de existir os dois tipos de curso é porque eles profissionalizam diferentes tipos de pessoas e oferecem capacitações específicas para esses públicos.

Curso técnico tem diploma?

Seja o profissionalizante ou o técnico tradicional, ambos recebem um certificado que provam que cursaram determinada profissão.

No caso do profissionalizante, é um certificado mais simples, apenas com o nome do curso e a carga horária.

Já o técnico tradicional recebe até mesmo um diploma de verdade, pois forma-se como um verdadeiro profissional daquela área.o que é curso técnico?

Precisa ter concluído o ensino médio?

Como você leu nos tópicos anteriores, para fazer o curso técnico tradicional é preciso que a pessoa esteja cursando o ensino médio.

Ou seja, não há necessidade alguma de ter concluído essa etapa importante da educação básica.

Alguns estudiosos dizem que é até melhor que o aluno esteja no ensino médio, de preferência na idade correspondente para o ano que estiver estudando.

Assim, a assimilação e a aprendizagem são muito mais eficazes.

Curso técnico em nível médio

Várias escolas, públicas ou particulares, oferecem o curso técnico em conjunto com o ensino médio.

É o caso, por exemplo, dos Institutos Federais que estão presentes em todos os estados brasileiros e no distrito federal.

Nessas instituições públicas, você cursa o ensino médio em conjunto com um curso técnico da sua preferência.

Para entrar nessas escolas é preciso passar por um processo seletivo e já definir nele qual curso técnico vai desejar fazer.

Os IF’s antigamente eram chamados de Cefets, mas hoje são bem maiores, mais organizados, equipados e com um número maior de cursos técnicos e até de nível superior.

Agora que você já sabe tudo sobre curso técnico, envie este texto para um amigo seu que também precisa de uma ajuda para entrar no mercado de trabalho do Brasil.

Gosta do assunto? Então não deixe de ler o texto sobre Cursos técnicos mais procurados!

Gostou do texto sobre o que é curso técnico? Então deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Be the first to comment on "O que é curso técnico? Descubra agora!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*