Logística: Descubra a verdade sobre esse curso!

Logística é aquela palavra que vira e mexe alguém a usa sem nem ao menos se dar ao trabalho do real significado desse termo. Muita gente confunde com organização ou planejamento, mas, na verdade, a logística tem isso tudo e muito mais.

Neste texto, você vai entender, de uma vez por todas, o que é o curso de logística para poder decidir  se quer mesmo seguir esse caminho ou não.

Veja todas as informações necessárias com atenção para não absorver tudo corretamente!

O que é Logística?

Logística é uma área da administração de empresas responsável pelo planejamento, armazenamento, locomoção e organização de suprimentos, objetos, produtos, máquinas e tudo que for palpável que faça parte da empresa.

Ela pode ser interna, feita pela própria empresa, ou externa, quando se contrata um estabelecimento próprio que realize todo o processo. O mais comuns são as transportadoras de carga que fazem esse transporte dentro, fora, ou de dentro para fora dos empreendimentos.

Ou seja, logística é o simples ato de distribuir e transportar de forma simples alguns produtos ou equipamentos. Porém, essa aparente fácil função é que faz todas as empresas do planeta funcionarem corretamente.

Ao contrário do que parece, não é nada simples ter uma logística eficiente dentro de uma empresa, ainda mais se ela for grande. A organização, o planejamento, tudo tem que funcionar perfeitamente para que não ocorram problemas no meio do processo.

Um errinho qualquer pode abalar toda a produção e o escoamento de uma grande fábrica.

Por isso, o curso de logística é muito importante, já que esse profissional é extremamente necessário dentro de uma empresa ou de qualquer outra organização, seja ela privada ou pública.

logística imagem

O que faz?

O profissional de logística é responsável por toda a organização e distribuição dos objetos e equipamentos presentes na empresa. Ele está ligado, diretamente, à produtividade daquela fábrica.

Por isso, é preciso muita atenção e cuidado para fazer tudo certo.

Normalmente, esse profissional começa por baixo, para entender do básico até o avançado como funciona essa parte super importante de uma empresa. Mesmo formado em um curso específico é preciso ter muita experiência para chefiar uma equipe de logística.

Um simples erro pode por tudo a perder e nenhuma empresa vai correr esse risco.

Ou seja, o profissional de logística começa como um estoquista mesmo, observa como cada coisa dentro do almoxarifado funciona, aprende sobre os métodos e planos utilizados para que a distribuição e a organização seja feita corretamente, até chegar ao nível de liderar uma das equipes de logística ou toda a gerência.

Sem aprender do básico, do chá de fábrica, não é possível chegar ao topo. Por isso, os cursos de logística e o trabalho nas empresas começa sempre debaixo para que o profissional tenha a capacidade suficiente para ser um gerente no futuro.

Estuda o que nesse curso?

Esse curso, basicamente, ensina o beabá do planejamento, organização e distribuição de equipamentos e suprimentos. É um curso altamente prático, com muita estratégia, raciocínio lógico, resolução de problemas e outras técnicas que vão ajudar o estudante a se tornar um profissional capacitado nessa área.

Também faz parte um estudo teórico sobre a logística, que tem sua dimensão calculada pela matemática, mais especificamente na álgebra, e também casos e livros que contam e explicam como funciona a profissão, a história dela, os avanços, o uso da tecnologia e outros conhecimentos muito importantes.

Onde fazer esse curso técnico?

Esse curso técnico está disponível em diversas instituições privadas e também públicas. O Senac, o Senai, Fatec e a FGV são algumas das escolas que oferecem esse curso ou outros parecidos, como os de Operação e Logística.

Curso Logística Online

O Senac oferece esse curso pela educação à distância. Outras instituições privadas, como a Ecid e o Instituto Universal, também disponibilizar o curso de forma online pelo EAD.

Gratuito

O curso oferecido pelo Senac é coberto pelo Pronatec, ou seja, algumas pessoas têm gratuidade ao se inscrever. Você pode entrar diretamente no site do Senac do seu estado, ou no site do Pronatec e conferir se há vagas disponíveis.

Salário

O salário do técnico em logística difere muito, por conta do tempo de experiência e adaptação ao trabalho. Em níveis iniciais o salário é de cerca de 1800 reais.

Quando se chega aos cargos de chefia pode ultrapassar os 4500 reais.

É considerado curso superior?

Curso técnico não é curso superior. Porém, algumas instituições, inclusive o Senac em EAD, oferecem o tecnólogo em logística. Esse sim pode ser considerado como curso superior.

Leia mais conteúdo no texto sobre Curso de corretor de imóveis!

Se ainda tiver alguma dúvida sobre o mercado de logística, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Be the first to comment on "Logística: Descubra a verdade sobre esse curso!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*