Gestão hospitalar: Aprenda tudo sobre esse excelente curso!

Se você é da área da saúde e precisa melhorar as suas habilidades no ramo da administração de empresas, uma ótima ideia é fazer um curso técnico ou de pós-graduação em gestão hospitalar. Muitas vezes essas instituições são comandadas por médicos que não entendem nada do ramo administrativo e é aí que entra a importância desse curso.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é a gestão hospitalar, o que o profissional formado nessa área faz, o que ele estuda, entre outras informações essenciais para você decidir se vai ou não fazer o curso. Confira!

O que é Gestão hospitalar?

O curso de gestão hospitalar é uma oportunidade que profissionais da área da saúde tem para poder aprender a gerir uma empresa, como um hospital, uma clínica ou um consultório.

Ele é cada vez mais necessário, visto que muitas organizações são geridas por médicos, dentistas e outros que nunca estudaram ou trabalharam com administração de empresas.

É a mistura da experiência profissional com a saúde e o aprendizado de gerenciar uma empresa do porte de um hospital. Essa junção de habilidades faz dessa pessoa um caso perfeito de sucesso no trabalho.

gestão hospitalar

O que faz?

Quem cursa gestão hospitalar aprende a ser um administrador de empresas. Só que não de qualquer empresa, mas sim de hospitais, clínicas e consultórios.

É o médico que vai aprender a organizar uma base de dados, calcular receitas e despesas, organizar as finanças, entender de gestão de pessoas, entre outras qualidades típicas de um administrador.

A ideia é que esse profissional complete a sua formação e faça com que o hospital se desenvolva, tenha mais lucros, menos perdas, diminua os custos e seja repleto de funcionários e colaboradores que vestem realmente a camisa da empresa.

A gestão hospitalar é extremamente necessária. Assim, você une o útil ao agradável e faz com que um trabalhador da saúde também seja um profissional da administração de empresas.

O que estuda?

A pessoa que decidir estudar gestão hospitalar vai se deparar com disciplinas que nunca pensou em estudar durante a sua vida. Matemática, contabilidade, gestão de pessoas, cálculos, recursos humanos, planejamento e organização de uma empresa, análise de custos, receitas / despesas, entre outras diversas.

Tudo isso voltado especificamente para empresas do ramo da saúde, como hospitais, clínicas e consultórios. O curso de gestão hospitalar é exatamente o que o nome diz. É aprender a administrar empresas que trabalham com a saúde.

É mudar o pensamento e perceber que assim como qualquer outra, um hospital também é uma empresa, precisa de lucros, de corte de gastos e outras necessidades comuns ao empreendedorismo.

Ementa do curso de Gestão hospitalar

O curso de gestão hospitalar tem diversas formas e níveis. Pode ser um técnico, uma pós-graduação e, até mesmo, uma graduação completa.

O tecnólogo em gestão hospitalar, ou seja, um curso superior, tem duração de 3 anos e conta com algumas matérias bem específicas para transformar esse profissional da saúde em um verdadeiro administrador de empresas.

Entre as principais disciplinas do curso estão: bioestatística, biossegurança, contabilidade geral, estrutura hospitalar, ética e relações humanas de trabalho, fundamentos da administração na área da saúde, gestão de pessoas, marketing, legislação hospitalar, matemática financeira, métodos de pesquisa, planejamento estratégico em saúde e técnicas em informática.

Preço

Por ser um curso mais rápido, um tecnólogo, o curso superior de gestão hospitalar varia entre 300 e 500 reais a mensalidade em universidades reconhecidas no país.

Onde fazer esse curso?

Várias instituições de ensino oferecem os cursos técnico, tecnólogo e pós-graduação na área de gestão hospitalar. Anhanguera, Unip, FGV e até mesmo o próprio Hospital Albert Einstein, um dos principais do país, oferece o curso.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa pode fazer o curso, a depender do tipo de formação escolhida. Técnicos para quem tiver terminado o ensino fundamental, pode, inclusive, fazer junto com o ensino médio. O tecnólogo para os formados no ensino médio e a pós para quem já tiver alguma graduação.

Porém, o que mais ocorre são pessoas já formadas em medicina, fisioterapia, odontologia, veterinária e outros cursos da saúde que fazem a gestão hospitalar exatamente porque foram chamados para comandar uma empresa da área da saúde.

Quanto tempo dura o curso?

Curso técnico e pós-graduação dura de 6 meses a 1 ano. Já o tecnólogo dura 3 anos. Tudo vai depender da grade do curso, da instituição, entre outros detalhes.

Vale a pena?

Se você for convocado para administrar um negócio na área da saúde e não entende nada de gestão, o curso é essencial. Caso você tenha alguma experiência, pode ser que ele seja desnecessário. Tudo vai depender do quanto você entende da área.

Leia mais conteúdo no texto sobre Logística!

Se ainda tiver restado alguma dúvida sobre o curso de gestão hospitalar, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Be the first to comment on "Gestão hospitalar: Aprenda tudo sobre esse excelente curso!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*