Gestão empresarial: Aprenda como ela funciona!

O empreendedorismo está em alta no Brasil. Isso porque as pessoas viram que a possibilidade de ser dono do próprio negócio está sendo bem mais vantajoso do que ser empregado de alguém, ainda mais após a reforma trabalhista. Por isso, a procura por cursos de gestão empresarial tem crescido em todo o território nacional.

Nos próximos tópicos você vai entender como funciona o curso de gestão empresarial, o que se estuda nele, o que um profissional dessa área faz, qual o salário de quem trabalha com isso e muitas outras informações. Confira!

O que é  gestão empresarial?

A gestão empresarial é um curso de especialização, ou MBA, em que a pessoa aprende a ser um empreendedor.

Ele é bem abrangente, trata da maioria das situações que um empresário vai passar ao abrir e desenvolver o seu próprio negócio.

O profissional de gestão empresarial sai do curso preparado para abrir ou para gerir uma empresa, mesmo que ela não seja dele.

Ele aprende sobre todos os tipos de gestão, marketing, organização, planejamento, execução, metas e tudo o que for necessário para ser um empresário de sucesso.

O que faz?

O trabalho de quem faz gestão empresarial é o de, exatamente, comandar uma empresa. Isso não significa que a pessoa seja dona do negócio, embora é o mais comum de se ocorrer. Mas em qualquer cargo de liderança é bom que o profissional tenha esse curso e a noção de trabalhar como um verdadeiro gestor.

O gestor empresarial faz de tudo o que for possível e ético para melhorar os lucros da empresa e reduzir os custos dela.

Então, ele entende de gestão de pessoas, redução de danos, marketing, aumento de produtividade, salários, bônus, entre outras habilidades necessárias para poder melhorar o clima organizacional e aumentar o crescimento do empreendimento.

Muitos profissionais de outras áreas completamente diferentes têm feito o curso de gestão empresarial para profissionalizar o seu próprio negócio.

É o caso de médicos e dentistas, por exemplo, que têm consultórios, são ótimos na área da saúde, mas péssimos em administração de empresas.

Com isso, eles fazem um curso de MBA em gestão empresarial e transformam aquele consultório em uma verdadeira empresa, com lucros reais e excelente produtividade. Isso vale para qualquer profissional liberal e para comerciantes e empresários tradicionais.

Gestão empresarial

O que estuda?

O curso de gestão empresarial é bem amplo, tem duração comum de 360 horas e trabalha, de forma geral, com todas as gerências de uma empresa: pessoas, marketing, finanças, planejamento, custos, receitas, recursos humanos, entre uma variedade de outras questões.

É a formação de um profissional completo, ideal para ser o gerente-geral de uma empresa ou o dono mesmo dela.

Não é uma formação precisa para gerir uma parte específica de uma grande empresa, por exemplo, mas sim para ser o principal líder, o comandante do empreendimento.

Para atuar em áreas mais específicas existem outros cursos, como o de gestão de pessoas, por exemplo, que é apenas para quem vai cuidar dessa área dentro de uma organização.

A gestão empresarial é para o todo, não para uma parte apenas.

Salário

O salário dos profissionais de gestão empresarial difere bastante de uma empresa para outra. Não é um emprego simples de conseguir, já que além do curso, as grandes e médias empresas prezam por profissionais experientes e conhecidos no mercado.

Por isso, o mais comum é que as pessoas façam esse curso para abrir a própria empresa ou para melhorar os lucros de um empreendimento que já possui.

Como é o mais alto cargo de uma empresa, o salário é bem alto, acima dos 5 salários-mínimos, normalmente. Mas tudo isso vai depender do tamanho da empresa, da cidade em que ela está instalada, da área em que ela atua, entre outras características.

Onde fazer gestão empresarial?

Os cursos da área empresarial são mais disponíveis em instituições privadas, como a FGV, por exemplo. Porém, você também pode fazê-lo no Sebrae e até mesmo no Senac que oferece o curso à distância.

gestao empresarial

Curso gratuito

A maioria dos cursos de gestão empresarial disponível no mercado é paga. Porém, você pode conseguir uma bolsa nas instituições, principalmente no Sebrae e no Senac.

Entre em contato com as entidades que elas vão te passar todas as informações necessárias.

Online

Algumas instituições, como o próprio Senac, oferece o curso de gestão empresarial à distância. Ele é feito com aulas online e tem duração de 360 horas.

É bom?

Para você que é empresário, quer abrir o próprio negócio, ou tem reais chances de conseguir um cargo de liderança em uma empresa, o curso não é só bom como também é necessário. Com certeza, você vai adorar e em pouco tempo os resultados positivos vão aparecer.

Gostou do assunto? Leia também o texto sobre O que é pós graduação?

Se tiver ainda restado alguma dúvida sobre o curso de gestão empresarial, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Be the first to comment on "Gestão empresarial: Aprenda como ela funciona!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*