Cursos técnicos gratuitos: Descubra onde fazer!

Portrait of happy classmates using laptop on table

Os cursos técnicos gratuitos são cada vez mais necessários para você se especializar em uma área e conseguir uma ocupação no mercado de trabalho brasileiro.

Mas onde encontrar esses cursos? Eles são bons, confiáveis? As empresas realmente contratam quem é formado neles?

As respostas para todas as suas dúvidas estão neste texto. Confira nos próximos tópicos onde fazer cursos técnicos gratuitos e seja o mais novo profissional do mercado brasileiro.

Cursos técnicos gratuitos: No Senac

O Senac é a instituição mais tradicional quando o assunto é os cursos técnicos gratuitos. Lá, existem centenas de possibilidades de você se tornar um profissional sem precisar gastar nem um centavo.

A dica principal é conferir na unidade mais próxima de você, quais são os cursos técnicos gratuitos oferecidos.

Em cada cidade é diferente, em algumas existem mais opções e em outras um pouco menos.

Além dos tradicionais cursos técnicos gratuitos em mecânica, edificação, enfermagem e automação, o Senac também disponibiliza cursos nas áreas de gastronomia, comunicação, administração e outros.

Com o aumento das vagas e também do número de trabalhadores brasileiros, essas especializações se tornaram cada vez mais necessárias.

É recorrente a reclamação de empreendedores da falta de profissionais capacitados no Brasil, porém é possível você se tornar um sem gastar absolutamente nada.

Basta fazer um curso técnico gratuito no Senac.

cursos técnicos gratuitos

 

Dá para fazer curso técnico gratuito online?

Não só dá, como é um dos investimentos mais realizados na área da educação nos últimos governos que estiveram no poder brasileiro.

Além do Senac, Senai, Sesc, existe também o Pronatec, por exemplo, que é um programa nacional de ensino técnico e profissional.

Nele, você tem aulas presenciais e online, em alguns casos, as aulas são apenas online. Além disso, o próprio Senac oferece cursos técnicos online.

Ano passado, o Ministério da Educação liberou 25 cursos técnicos gratuitos online para quem deseja aprender uma nova profissão.

Eles são nas áreas de design, banco de dados, websites e desenho de jogos. Você pode ver todas as opções no próprio site do MEC.

Os cursos oferecidos online pelo Senac e Pronatec são da modalidade chamada EAD que significa Educação à Distância.

Veja no próximo tópico como funciona essa nova forma de educar futuros profissionais.

EAD

O EAD virou uma febre no Brasil, seja no ensino técnico ou no superior, ainda mais após o advento do Fies e de demais formas de financiamento estudantil.

Esse estilo de ensino cresceu tanto que hoje vários cursos gratuitos técnicos seguem essa base.

O Senac, por exemplo, tem uma lista com cursos da área comercial, informática, administrativa, de meio ambiente, design, segurança e turismo que são feitos por EAD.

A vantagem desses cursos é que você pode assistir às aulas quando puder e quiser e se formar no tempo que achar necessário.

Sem pressão, sem horários pré-definidos. A sua rotina é você quem faz!

O Pronatec também oferece cursos técnicos gratuitos a partir do EAD. Normalmente, ele divide o ensino das aulas entre presencial e online.

Assim, o aluno tem a oportunidade de ter o contato direto com o professor e também ter a liberdade de fazer parte do curso com o advento da tecnologia EAD.

Cursos técnicos que estão em alta em 2018

Abaixo você vai ver uma lista com os 7 cursos técnicos gratuitos que estão em alta no ano de 2018.

Escolha um deles e seja bem-vindo ao mercado de trabalho brasileiro!

  • Técnico em rede de computadores
  • Técnico em segurança do trabalho
  • Técnico em biotecnologia
  • Técnico em desenvolvimento de sistemas
  • Técnico em drones
  • Técnico em eletrotécnica
  • Técnico em mecânica

Deu para perceber que alguns desses cursos já são tendência de mercado há bons anos, como é o caso dos técnicos em mecânica, segurança do trabalho e eletrotécnica.

Outros já são mais modernos, como os profissionais de biotecnologia, drones e desenvolvimentos de sistemas.

O que é certo é que há cursos técnicos gratuitos para todo mundo. Basta escolher a área que deseja fazer e definir em qual instituição estudar.

Esse pode ser o começo de uma vida nova para você e sua família.

Gosta do assunto? Não deixe de ler o texto sobre cursos técnicos mais procurados!

Se tiver gostado deste texto sobre cursos técnicos gratuitos e quiser indicá-lo para um amigo que precisa de uma profissão, compartilhe-o nas suas redes sociais e WhatsApp.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Be the first to comment on "Cursos técnicos gratuitos: Descubra onde fazer!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*