Cursos gratuitos: Saiba onde fazer e quais são as MELHORES opções!

Em um momento de dificuldades para arranjar um emprego, como passa o país atualmente, é necessário se especializar mais e ter outras habilidades para além das já conquistadas. Porém, a falta de dinheiro também é uma questão importante, com isso, onde fazer cursos gratuitos no Brasil?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem, já que a necessidade de se especializar em novas e antigas áreas de trabalho é uma necessidade real do povo brasileiro.

Veja abaixo todas as dicas que vão transformar a sua carreira profissional!

Onde fazer cursos gratuitos?

Existe uma infinidade de opções de cursos gratuitos no país. O principal deles é o Pronatec, que é um programa criado nacionalmente pelo governo federal em 2011.

Nele, o jovem ou adulto vai aprender uma profissão a partir do ensino técnico que pode ser na área administrativa, mecânica, da saúde, ou outra qualquer.

Existem uma infinidade de cursos no Pronatec, basta procurar na sua cidade e saber quais estão disponíveis.

Com o corte de gastos promovido pelo governo Temer, parte do programa pode ter sido afetado, mas, mesmo assim, existem diversas vagas disponíveis por todo o país.

Além do Pronatec, alguns cursos podem ser feitos gratuitamente e online, oferecidos por empresas mesmo.

Se você gosta da área de comunicação e quer trabalhar com marketing de conteúdo, por exemplo, algumas empresas da área oferecem cursos gratuitos para você aprender a produzir textos, vídeos e demais formas de conteúdo para a web.

Há também a possibilidade de fazer cursos nos já tradicionais Sesc e Senai.

Lá também existem diversas opções para você se especializar em um trabalho e buscar novas oportunidades no mercado.

Sesc

Cada unidade da instituição oferece cursos diferentes. Por isso, o ideal é que você visite o Sesc da sua cidade e descubra quais tipos de cursos gratuitos que eles oferecem.

O mais comum é o ensinamento a partir do uso de instrumentos da cultura, educação e esporte.

O Sesc é uma das instituições brasileiros que mais fomentam essas áreas, por isso eles investem bastante na formação de novos profissionais que querem investir nessas bases.

Os cursos podem ser de pintura, dança, instrumento musical, teatro, judô, natação, futsal, fotografia e mais uma infinidade de possibilidades.

cursos gratuitos

 

Senai

Diferentemente do Sesc, o Senai preza por um ensino mais voltado ao mercado de trabalho tradicional.

Ou seja, os cursos gratuitos disponibilizados são para técnicos em mecânica, automação, construção civil, enfermagem e outros.

Também é preciso que você procure a unidade mais próxima para saber quais são os cursos gratuitos disponíveis e como faz para se inscrever neles.

Existem uma gama de possibilidades, com certeza, alguma dessas especializações vai fazer você mudar de vida.

O Senai forma centenas de alunos todos os anos no Brasil e é uma das principais formas de inserir novas pessoas no mercado de trabalho brasileiro.

Antes da existência do Pronatec, apenas ele formava gratuitamente técnicos no país, por isso é uma instituição com alta credibilidade e muito valorizada pelos empreendedores brasileiros.

cursos gratuitos senai

Cursos gratuitos na internet

Na internet, você consegue encontrar bastantes possibilidades de cursos gratuitos em diversas áreas. Claro que não dá para se tornar um técnico em edificações a partir de um curso exclusivamente online, mas é possível buscar outras áreas.

O próprio Senai oferece quase 30 cursos gratuitos pela internet que vão desde especializações em comunicação, design, finanças, empreendedorismo, até matemática, segurança do trabalho e programação.

Além dele, você pode encontrar em uma simples busca no Google, uma série de outras possibilidades de cursos gratuitos.

Normalmente, a maioria deles, tem a ver com o uso de tecnologias, como cursos para aprender a fazer sites e aplicativos, para criar games, para formatar computadores, entre outros.

É possível também encontrar outros tipos de cursos, basta você decidir o que quer fazer e pesquisar.

Com certeza, em algum local ou site, você vai encontrar uma instituição que ofereça gratuitamente o curso que deseja fazer.

Fazer cursos gratuitos atualmente é muito mais fácil do que nos anos 90 e início dos anos 2000. Isso porque, além do investimento dos governos federais passados na área, há também centenas de opções online para você se especializar na área que quiser.

Quer saber mais sobre cursos gratuitos? Então não deixe de ler o texto sobre o Prime cursos!

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre os cursos gratuitos disponibilizados no Brasil, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Be the first to comment on "Cursos gratuitos: Saiba onde fazer e quais são as MELHORES opções!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*