Curso Técnico em Recursos Humanos

curso tecnico recursos humanos

Se você gosta de lidar com pessoas e dos direitos dos trabalhadores em uma empresa e principalmente ser firme em decisões, então talvez você deva fazer um Curso Técnico em Recursos Humanos. Esse curso é um dos mais procurados atualmente e que se melhor destaca, isso porque ele garante para o profissional uma carreira promissora pela frente, um salário nada ruim, e diversas novas oportunidades de empregos. Além disso, possivelmente quando o aluno sair formado ele já terá muitas propostas de trabalho ou até mesmo já sairá com um bom emprego quando terminar o curso.Esses cursos técnicos profissionalizantes de nível médio são boas opções para quem não quer fazer uma faculdade, seja por falta de tempo ou dinheiro, ou até mesmo por escolha. Porém, eles são compostos visando todo o mercado de trabalho para atender a grande demanda atual, por isso, quem fizer um curso técnico em recursos humanos com certeza não ficará desempregado! Se você ainda tem alguma dúvida sobre fazer ou não o curso técnico em recursos humanos continue lendo está matéria e tire todas as suas dúvidas…

curso tecnico recursos humanos

O técnico em recursos humanos terá que trabalhar no setor de recrutamento de novos funcionários em uma empresa, também deve fazer o ajustamento de salários, benefícios, questões e importância da segurança no ambiente de trabalho. Ou seja, ele irá cuidar de todas as questões voltadas para os funcionários de uma organização. Este campo em recursos humanos está crescendo drasticamente, principalmente pelas empresas precisarem de alguém, e esse alguém precisa ser um técnico qualificado, para organizar e administrar toda a parte voltada ao ambiente de trabalho formado pelos funcionários e os seus benefícios.

Como já foi dito anteriormente, o mercado de trabalho para o técnico em recursos humanos é bastante amplo, principalmente pela grande procura por empresas. A área de atuação para esse profissional pode ser em empresas públicas ou privadas, sejam elas grandes ou pequenas, ou de terceiro setor, em comércios, organizações e entre outras.

O curso técnico em recursos humanos pode ser feito tanto com aulas presenciais quanto com aulas à distâncias (veja mais cursos à distancia) e ambas são de altíssima qualidade! Caso você opte por fazer o seu curso à distância, vale frisar que durante o ano letivo será necessário que compareça algumas vezes para aulas presenciais, essa convocação pode ser para assistir palestras, seminários, realizar avaliações e entre outros. A carga horária para o curso técnico em recursos humanos é de aproximadamente até 800 horas e a idade mínima é de 16 anos, porém o interessado deve estar cursando pelo menos o 2º ano do ensino médio ou já o ter concluído.

A programação do curso técnico em recursos humanos, como todos os outros cursos, é dividido em módulos para assim facilitar a aprendizagem do aluno. Nesse curso, há um total de 06 módulos essenciais para uma boa formação. Vale frisar que dependendo a instituição de ensino escolhida a ordem dos temas ou algum item a ser abordado pode ser alterado. Será deixado abaixo uma lista com todos os módulos que serão abrangidos durante o curso e suas respectivas cargas horárias, confira:

Programa

Módulo 1 – Ambientação Organizacional/ Carga horária: 40 horas

Módulo 2 – Assistente Administrativo/ Carga horária: 120 horas

Módulo 3 – Auxiliar de Administração de Pessoal/ Carga horária: 160 horas

Módulo 4 – Assistente de Administração de Pessoal/ Carga horária: 160 horas

Módulo 5 – Assistente de Gestão de Pessoas/ Carga horária: 240 horas

Módulo 6 – Liderança e Comunicação em Recursos Humanos/ Carga horária: 80 horas

Vale ressaltar que o curso técnico em recursos humanos é um dos 400 cursos oferecidos gratuitamente pelo governo federal e gerenciado pelo Ministério da Educação (Mec) na iniciativa Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e para participar basta que você acesse o site oficial do Pronatec e faça o seu cadastro. Quando houver vagas para o curso escolhido abrirá um período de inscrição (serão divulgadas as datas no site). É importante lembrar que essas vagas são limitadas e quando esse limite é atingido o interessado que fez a inscrição mas não foi convocado, provavelmente só será chamado para a próxima turma. Caso você queira mais informações sobre como funciona essa seleção de candidatos e entre outras coisas, basta que entre em contato ou vá até uma das escolas que fazem parceria com o Pronatec, que podem ser federais ou estaduais ou as do sistema S: Sesc (Serviço Social do Comércio), Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sesi (Serviço Social da Indústria).

Dica!

Há também um outro modo de conseguir uma vaga para o curso técnico em recursos humanos que é se inscrevendo no Sisutec, que é um meio de ingressar em um dos cursos do Pronatec de modo que use a nota do ENEM do ano anterior, vale ressaltar que é necessário que o estudante não zere na redação ou tenha obtido uma nota maior que 450 pontos. Qualquer dúvida sobre o Sisutec ou como funciona as vagas para entrar no curso, basta que o interessado vá até uma das escolas citadas anteriormente para se informar.

Onde cursar

O curso técnico em recursos humanos pode ser encontrado disponível em todas as unidades Senac, que é uma das melhores instituições de ensino que oferecem cursos técnicos gratuitos e pagos. Abaixo deixarei uma lista com todas as unidades Senac no estado de São Paulo, confira:

São Paulo – Campus Águas de São Pedro, Campus Campos do Jordão, Campus Santo Amaro – Campi, Senac 24 de Maio, Senac Aclimação, Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Bebedouro, Bertioga, Botucatu, Campinas, Catanduva, Consolação, Franca, Francisco Matarazzo, Guaratinguetá, Guarulhos, Interlagos, Itapetininga, Itapira, Itaquera, Itú, Jabaquara, Jaboticabal, Jaú, Jundiaí, Lapa Faustolo, Lapa Scipião, Lapa Tito, Largo Treze, Limeira, Marília, Mogi Guaçu, Nações Unidas, Nove de Julho, Osasco, Penha, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santa Cecília, Santana, Santo André, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Tatuapé, Taubaté, Tiradentes, Vila Prudente e Senac Votuporanga.

Caso você não more no estado de São Paulo e queira saber das unidades mais próximas na sua região, basta que entre no site oficial do Senac e procure pelas escolas de seu estado.

Fazer o Curso Técnico em Recursos Humanos, com certeza é fazer uma escolha certa, pois essa é uma das melhores profissões no mercado de trabalho atual e também uma das mais procuradas, por isso vale a pena investir tempo e dinheiro nesse curso e garantir uma carreira promissora pela frente!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Be the first to comment on "Curso Técnico em Recursos Humanos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*