Curso Técnico em Qualidade

curso tecnico em qualidade

Sabe quando compramos um produto e ele vem em perfeitas condições e funciona de maneira correta? Provavelmente isso acontece porque na empresa que fabrica esse produto existe um técnico em qualidade. E quando um produto logo que compramos já vem danificado ou em pouco tempo quebra? Provavelmente é pela falta de um técnico em qualidade naquela empresa para supervisionar e controlar a qualidade dos produtos e dos processos feitos! Por conta disso, muitas empresas estão procurando melhorar a qualidade de sua empresa e de seus produtos e principalmente trazer a cultura de serviço bem feito para a equipe de funcionários contratando um técnico dessa área. É sabendo disso, que podemos afirmar que o Curso Técnico em Qualidade é um dos cursos técnicos profissionalizantes de nível médio mais procurados por quem quer ter um currículo enriquecido para alavancar a sua carreira, principalmente por essa profissão garantir para o profissional um fácil ingresso no mercado de trabalho e pelo salário que não é nada ruim… Se você ainda tem alguma dúvida sobre como funciona o Curso Técnico em Qualidade continue lendo está matéria e fique por dentro de mais informações, confira!

curso tecnico em qualidade

Primeiramente, o mais importante é saber ao certo o que esse profissional faz e quais as oportunidades que apareceram para você depois de formado, sabendo disso será mais fácil determinar se essa é a melhor carreira que você deseja seguir. O técnico em qualidade será aquele profissional capacitado para criar manuais; fazer relatórios da qualidade das produções de uma ou mais empresas, ou seja fazer o controle de qualidade dos produtos fabricados; e principalmente indicar, caso tenha algo de errado em um produto o que pode ser melhorado, qual a causa daquele erro para não acontecer do erro se repetir, melhorando assim a qualidade dos produtos produzidos na empresa. Além disso, o técnico em qualidade também pode participar de auditorias externas e internas sobre produtos, processos e sistemas.

Como já foi dito anteriormente, o mercado de trabalho para o técnico em qualidade está se tornando bastante amplo, isso porque a maioria das empresas que levam a sério a qualidade de seus produtos para satisfazer seus consumidores, estão em busca de um profissional dessa área para supervisionar os processos de produção de seus produtos para saber se está tudo em perfeita ordem e de acordo com as normas de qualidade. O técnico dessa área poderá atuar em empresas públicas ou privadas, sejam elas grandes ou pequenas e de terceiro setor. Além disso, esse profissional também poderá trabalhar por conta própria.

Agora que você já tem todas as informações importantes sobre como funciona a vida profissional desse técnico e suas áreas de atuação, então chegou a hora de ir ao ponto principal que é sobre o Curso Técnico em Qualidade em si. Provavelmente você deve estar querendo saber o quanto de tempo irá ter que disponibilizar para terminar esse curso, então lá vai! Esse curso técnico profissionalizante tem uma carga horária total de aproximadamente até 900 horas e vale ressaltar que a idade mínima para quem quer esse curso é de 16 anos completos até o dia da matrícula e o interessado deve estar cursando pelo menos o 2º ano do ensino médio ou já ter concluído.

Todo curso técnico é dividido em módulos que facilitam a aprendizagem e com temas essenciais para uma boa formação. O curso técnico em qualidade contém 10 módulos principais; abaixo será deixado uma lista com esses módulos e suas respectivas cargas horárias. Vale frisar que dependendo da instituição de ensino escolhida a ordem dos temas podem ser alterados ou acrescentado mais conteúdo. Confira:

Programa do Curso:

Módulo 1. Comunicação Oral e Escrita – Carga horária: 90 horas

Módulo 2. Sistemas de Medidas e Representação Gráfica – Carga horária: 60 horas

Módulo 3. Princípios da Qualidade – Carga horária: 120 horas

Módulo 4. Fundamentos da Administração Organizacional – Carga horária: 30 horas

Módulo 5. Análise do Sistema de Medição – Carga horária: 90 horas

Módulo 6. Monitoramento do Produto e do Processo – Carga horária: 150 horas

Módulo 7. Documentos e Registros da Qualidade – Carga horária: 60 horas

Módulo 8. Melhoria Continua de Produto, Processo e Sistema – Carga horária: 120 horas

Módulo 9. Gestão de Pessoas – Carga horária: 90 horas

Módulo 10. Auditoria de Produto, Processo e Sistema – Carga horária: 90 horas

Esse curso técnico de nível médio pode ser encontrado em diversas instituições de ensino por todo o território nacional, sendo as escolas que mais se destacam e que são de excelente qualidade o Senac e o Senai que tem unidades distribuídas por todo o Brasil. Para saber as datas de inscrição basta que você entre no site oficial da escola escolhida e selecione o seu curso para ter mais informações.

Já que estamos falando em inscrição… O Curso Técnico em Qualidade é um dos 400 cursos oferecidos gratuitamente pelo governo federal e gerenciado pelo Mec na iniciativa PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e para poder participar, o interessado precisa se cadastrar no site oficial do pronatec para ficar ligado na divulgação das datas de inscrição desse curso. O pronatec conta com várias unidades de apoio, sendo as principais do sistema S: Sesc (Serviço Social do Comércio), Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sesi (Serviço Social da Indústria). Um outro modo de se inscrever é ir em alguma dessas instituições de ensino mais próxima (a maioria dessas escolas tem unidades por todo o território nacional) e pedir mais informações. As vagas costumam ser abertas semestralmente, vale frisar que essas vagas são limitadas e quando esse limite é atingido e o interessado não for chamado, ele entrará somente na próxima turma.

Dica

Ainda há o Sisutec, que é um meio de ingressar em um dos cursos do Pronatec de modo que use a nota do ENEM do ano anterior, vale ressaltar que é necessário que o estudante não zere na redação ou tenha obtido uma nota maior que 450 pontos.

Aproveito também para lhe recomendar a leitura acerca dos melhores cursos do Pronatec.

Com certeza, investir tempo, dedicação e dinheiro no Curso Técnico em Qualidade é investir no seu futuro, pois esse já é e continuará sendo uma profissão que garante um bom emprego e um salário nada mau!

Be the first to comment on "Curso Técnico em Qualidade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*