Curso Técnico em Guia de Turismo

curso tecnico guia de turismo

Para quem adora fazer viagens, excursões e nunca ficar em um lugar só, talvez o trabalho ideal para você seja fazer um Curso Técnico em Guia de Turismo. Esse curso profissionalizante de nível médio, está sendo um dos mais procurados nos dias de hoje, isso porque o técnico em guia de turismo terá sempre novas oportunidades de emprego, um mercado de trabalho amplo em todo o território nacional e quem sabe, internacional. Além disso, ele garante para o profissional uma carreira promissora e um salário nada ruim… e cá entre nós, o técnico em guia de turismo estará trabalhando, mas (mesmo que estressante as vezes como todos os outros empregos) ele também vai se aventurar e se divertir fazendo o que realmente gosta!

curso tecnico guia de turismo

Onde cursar

O curso técnico em guia de turismo, pode ser feito tanto com aulas presenciais quanto à distância (veja os melhores cursos à distância) e ambos são de excelente qualidade. Caso as aulas sejam à distância, durante o curso o aluno deverá ir até a instituição para fazer algumas aulas presenciais que podem ser para fazer avaliações, assistir palestras, seminários, estágio e entre outros. O curso técnico em guia de turismo pode ser encontrado em diversas instituições de ensino, porém uma das melhores e mais conceituada é a escola Senac que contém um ensino de qualidade e proporciona para o aluno uma boa aprendizagem. Para facilitar para o interessado que procura uma escola por perto, abaixo será deixado uma lista com as principais unidades Senac no estado de São Paulo. Confira a seguir:

São Paulo – Campus Águas de São Pedro, Campus Campos do Jordão, Campus Santo Amaro – Campi, Senac 24 de Maio, Senac Aclimação, Senac Americana, Senac Araçatuba, Senac Araraquara, Senac Barretos, Senac Bauru, Senac Bebedouro, Senac Bertioga, Senac Botucatu, Senac Campinas, Senac Catanduva, Senac Consolação, Senac Franca, Senac Francisco Matarazzo, Senac Guaratinguetá, Senac Guarulhos, Senac Interlagos, Senac Itapetininga, Senac Itapira, Senac Itaquera, Senac Itú, Senac Jabaquara, Senac Jaboticabal, Senac Jaú, Senac Jundiaí, Senac Lapa Faustolo, Senac Lapa Scipião, Senac Lapa Tito, Senac Largo Treze, Senac Limeira, Senac Marília, Senac Mogi Guaçu, Senac Nações Unidas, Senac Nove de Julho, Senac Osasco, Senac Penha, Senac Piracicaba, Senac Presidente Prudente, Senac Ribeirão Preto, Senac Rio Claro, Senac Santa Cecília, Senac Santana, Senac Santo André, Senac Santos, Senac São Carlos, Senac São João da Boa Vista, Senac São José do Rio Preto, Senac São José dos Campos, Senac Sorocaba, Senac Tatuapé, Senac Taubaté, Senac Tiradentes, Senac Vila Prudente e Senac Votuporanga.

Para os interessados que queiram fazer o curso técnico em guia de turismo, mas não moram no estado de São Paulo, basta que entre no site oficial da escola Senac e procure pela unidade mais próxima a você.

O técnico em guia de turismo será capacitado para fazer viagens, passeios, translados, acompanhando excursões, dando suporte aos clientes e principalmente mostrando opções de roteiros para os turistas e as vezes escolhendo o roteiro quando necessário. Além disso, o profissional dessa área, também terá que informar constantemente o turista sobre a histologia do local visitado, seja esse local museus, arquiteturas ou sobre a cultura e entre outras coisas.

Como já foi dito anteriormente, o mercado de trabalho para o técnico em guia de turismo é bastante amplo, isso porque o investimento nessa área está crescendo drasticamente e as oportunidades de emprego estão se expandindo muito rápido. Esse profissional poderá atuar em agências de viagens; organizações turísticas, sejam elas privadas ou públicas; museus; parques temáticos e etc.

Todos os cursos existentes deixam já preparado uma programação com todos os temas a serem abordados durante o ano letivo e nesse caso não será diferente. O curso técnico em guia de turismo é dividido em módulos, com possíveis temas que provavelmente serão vistos, mas vale ressaltar que dependendo a instituição de ensino a ordem ou algum item pode ser alterado. Veja a seguir os possíveis temas que serão essenciais para uma boa formação:

Programa do Curso

Módulo 1. Geografia

Módulo 2. Cartografia

Módulo 3. Legislação

Módulo 4. História e museologia

Módulo 5. Sistemas de informação

Módulo 6. Artes e cultura

Módulo 7. Transporte e hospedagem

Módulo 8. Guiamento no contexto regional e nacional

A carga horária no curso técnico em guia de turismo é de aproximadamente 1000 horas e durante o curso terá algumas viagens já inclusas para o aluno aprender na prática. A idade mínima para quem está interessado em fazer este curso é de 17 anos e deve estar cursando pelo menos o 2º ano do ensino médio ou já ter concluído.

Vale ressaltar que o curso técnico em guia de turismo é um dos 400 cursos oferecidos gratuitamente pelo governo federal e gerenciado pelo Ministério da Educação (Mec) na iniciativa Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e para participar basta que você acesse o site oficial do Pronatec e faça o seu cadastro. Quando houver vagas para o curso escolhido abrirá um período de inscrição (serão divulgadas as datas no site). É importante lembrar que essas vagas são limitadas e quando esse limite é atingido o interessado que fez a inscrição mas não foi convocado, provavelmente só será chamado para a próxima turma. Caso você queira mais informações sobre como funciona essa seleção de candidatos e entre outras coisas, basta que entre em contato ou vá até uma das escolas que fazem parceria com o Pronatec, que podem ser federais ou estaduais ou as do sistema S: Sesc (Serviço Social do Comércio), Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sesi (Serviço Social da Indústria).

DICA!!!

Há também um outro modo de conseguir uma vaga para o curso técnico em guia de turismo que é se inscrevendo no Sisutec, que é um meio de ingressar em um dos cursos do Pronatec de modo que use a nota do ENEM do ano anterior, vale ressaltar que é necessário que o estudante não zere na redação ou tenha obtido uma nota maior que 450 pontos. Qualquer dúvida sobre o Sisutec ou como funciona as vagas para entrar no curso, basta que o interessado vá até uma das escolas citadas anteriormente para se informar.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

2 Comments on "Curso Técnico em Guia de Turismo"

  1. Marcelino de Araujo Lima | setembro 17, 2016 at 9:09 pm | Responder

    Gostaria de fazer o curso Guia de Turismo no período da manhã, em todas as unidades que encontro só oferecem cursos no período noturno.
    se puderem, me ajudar, agradeço.

  2. vandeir damasio de oliveira | outubro 21, 2016 at 11:00 am | Responder

    Bom dia gostaria de fazer o curso de Guia de aventuras e turismo ,eu moro em São Jose dos Campos queria saber qual e o valor do curos o se for possivel o que e nesserio para fazer o curso obrigado

Leave a comment

Your email address will not be published.


*