Curso Técnico em Edificações

Curso Técnico em Edificações

Hoje em dia, há um grande número de cursos técnicos profissionalizantes de nível médio que são voltados para formar profissionais para atender a grande demanda do atual mercado de trabalho e principalmente, para que o técnico, seja qual for a sua área atenda às necessidades de uma empresa ou órgão público, ou que tenha seu próprio negócio. Porém, muitos adolescentes, jovens ou adultos ficam em constante duvida se fazem uma faculdade ou optam a fazer um curso técnico profissionalizante e nessas horas tem-se que levar em conta que se o interessado quer entrar rapidamente em um bom emprego, se formar em curto período de tempo e gastar menos dinheiro, então o curso técnico é a melhor opção que se encaixa no momento! Entretanto, há muitas opções de ótimos cursos para se escolher, mas sempre tem alguns que se destacam muito mais que outros e dessa vez quem está se destacando é o Curso Técnico em Edificações!

Curso Técnico em Edificações

Técnico em Edificações

O técnico em edificações será capacitado para fazer projetos de edificações, ou seja, de uma obra; auxiliar engenheiros civis; fazer orçamentos de seus projetos de obras; analisar as construções e principalmente supervisionar como anda o desempenho do projeto; orientar nas compras de equipamentos, produtos, etc que serão utilizados, ou seja, sua profissão sempre estará voltada a infraestrutura e tecnologia. Vale ressaltar que o profissional dessa área visa fazer seus projetos sempre respeitando as normas de segurança e principalmente as normas do meio ambiente.

Mercado de Trabalho para quem é Técnico em Edificações

As áreas de atuação para o técnico em edificações é bastante amplo, principalmente pela necessidade de criação de projetos de qualidade com medições e análises. O profissional dessa área poderá atuar em empresas de engenharia, (nesse setor a busca pelo técnico é mais voltada para o auxilio de um engenheiro civil, na maioria das vezes) construtoras, criação de projetos para órgãos ou empresas públicas, sejam elas pequenas ou grandes e também em organizações privadas.

Programa do Curso

O programa do curso técnico em edificações é dividido em Módulos, sendo eles no total de 12 módulos essenciais para uma boa formação. Listei logo abaixo o que abrange cada quesito e a sua carga horária, confira:

Módulo 1 – Sistemas e Processos Construtivos

Carga Horária (345 horas)

Módulo 2 – Instalações Elétricas, Hidráulicas e Especiais

Carga Horária (105 horas)

Módulo 3 – Comunicação Oral e Escrita

Carga Horária (75 horas)

Módulo 4 – Desenho Técnico de Edificações

Carga Horária (195 horas)

Módulo 5 – Serviços Premilinares de Topografia e Sondagem

Carga Horária (75 horas)

Módulo 6 – Representação Gráfica e Gestão da Documentação Técnica

Carga Horária (150 horas)

Módulo 7 – Administração de Documentação Legal

Carga Horária (30 horas)

Módulo 8 – Ensaios Tecnológicos

Carga Horária (150 horas)

Módulo 9 – Planejamento, Custos e Produtividade

Carga Horária (120 horas)

Módulo 10 – Gestão de Pessoas

Carga Horária (60 horas)

Módulo 11 – Gestão de Produção

Carga Horária (60 horas)

Módulo 12 – Projetos

Carga Horária (135 horas)

Carga Horária do Curso Técnico em Edificações

A carga horária do curso técnico em edificações é aproximadamente de até 1500 horas. Vale ressaltar que a idade minima para ingressar no curso é de 16 anos completos até o dia da matrícula e o interessado deve estar no ensino médio ou já o ter concluído. Um outro bom motivo é que o estudante pode estar ainda frequentando o ensino médio e fazer o curso técnico profissionalizante de nível médio ao mesmo tempo, ou seja, provavelmente quando ele completar o ensino médio já garantirá um bom emprego e alavancar a sua carreira.

O curso técnico em edificações é um dos cursos oferecidos gratuitamente pelo governo federal e gerenciado pelo mec na iniciativa PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e para poder participar, o interessado somente precisa se cadastrar no site oficial do pronatec para ficar ligado na divulgação das datas de inscrição desse curso. O pronatec conta com várias unidades de apoio sendo as principais do sistema S: Sesc (Serviço Social do Comércio), Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sesi (Serviço Social da Indústria). Um outro modo de se inscrever é ir em alguma dessas instituições de ensino mais próxima (a maioria dessas escolas tem unidades por todo o território nacional) e pedir mais informações. As vagas são abertas semestralmente ou em épocas do ano diversas, vale frisar que essas vagas são limitadas e quando esse limite é atingido e o interessado não for chamado, ele entrará somente na próxima turma. Ainda há o Sisutec, que é um meio de ingressar em um dos cursos do Pronatec de modo que use a nota do ENEM do ano anterior, vale ressaltar que é necessário que o estudante não zere na redação ou tenha obtido uma nota maior que 450 pontos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Be the first to comment on "Curso Técnico em Edificações"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*