Curso Técnico de Manutenção Automotiva

curso tecnico MANUTENCAO AUTOMOTIVA pronatec

Para se ter um bom emprego atualmente, é preciso se dedicar muito, principalmente nos estudos; e para aqueles que não querem fazer uma faculdade por opção ou quer fazer, mas somente no futuro, podem optar por fazer cursos técnicos profissionalizantes de nível médio que garantem um ingresso no mercado de trabalho em um curto período de tempo. Porém, há inúmeras opções de ótimos cursos técnicos disponíveis que garantem novas oportunidades, e entre esse grande número de opções existem alguns que se destacam bem mais e que propiciam para o profissional uma carreira promissora, entre esses cursos mais procurados está o Curso Técnico de Manutenção Automotiva, o qual abordarei logo abaixo.

curso tecnico MANUTENCAO AUTOMOTIVA pronatec

Para quem gosta da área de processos industriais, o curso técnico de manutenção automotiva é o mais e melhor indicado! Esse é um dos cursos mais procurados nos dias de hoje, principalmente pelo fato do profissional já sair empregado assim que terminar o seu curso. Além disso, o técnico em manutenção automotiva terá seu currículo enriquecido e assim poderá alavancar a sua carreira. Um outro ponto positivo é que esse ramo garante logo de inicio um bom emprego, até porque o mercado de trabalho nessa área é bastante amplo.

Técnico de Manutenção Automotiva

O técnico em manutenção automotiva será capacitado para trabalhar na manutenção de veículos automotores, fazer revisões, e poderá também instalar equipamentos e acessórios nesses veículos. Além disso, o profissional dessa área também pode participar do sistema de produção de novos automóveis.

Mercado de Trabalho para o Técnico de Manutenção Automotiva

Como já foi dito anteriormente, o mercado de trabalho para o técnico de manutenção automotiva é bastante amplo, por isso o que não irá faltar para o profissional dessa área é oportunidades de novos empregos. Ele poderá trabalhar tanto em oficinas de mecânica quanto em montadoras de automóveis. Além disso, podem surgir oportunidades em concessionárias ou companhias de seguro, que também são ótimos lugares para a atuação do técnico de manutenção automotiva.

Programa do Curso

O curso técnico de manutenção automotiva é dividido em Módulos, sendo esses no total de 15 que são essenciais para uma boa formação do profissional. Abaixo está listado os 15 módulos que serão abordados durante o curso e suas respectivas cargas horárias, confira:

Programa

Módulo 1 : Comunicação Oral e Escrita / Carga horária: 45 horas

Módulo 2 : Desenho Técnico / Carga horária: 30 horas

Módulo 3 : Hidráulica e Pneumática Aplicadas / Carga horária: 45 horas

Módulo 4 : Materiais Automotivos / Carga horária: 45 horas

Módulo 5 : Sistemas Mecânicos Automotivos / Carga horária: 105 horas

Módulo 6 : Sistemas Eletroeletrônicos Automotivos / Carga horária: 105 horas

Módulo 7 : Manutenção de Sistemas Mecânicos Automotivos / Carga horária: 360 horas

Módulo 8 : Manutenção de Sistemas Eletroeletrônicos Automotivos / Carga horária: 225 horas

Módulo 9 : Manutenção de Sistemas Estruturais Automotivos / Carga horária: 150 horas

Módulo 10 : Administração de Serviços Automotivos / Carga horária: 45 horas

Módulo 11 : Inspeção de Veículos Automotores / Carga horária: 30 horas

Módulo 12 : Processos de Montagem de Veículos Automotores / Carga horária: 45 horas

Módulo 13 : Gestão de Processos Automotivos / Carga horária: 45 horas

Módulo 14 : Gestão de Pessoas / Carga horária: 45 horas

Módulo 15 : Projetos / Carga horária: 180 horas

Vale ressaltar que durante o curso técnico de manutenção automotiva, haverá momentos em que o estudante terá que fazer estágios, que são muito bem elaborados e que fazem com que o aluno entenda melhor o conteúdo na prática.

Carga Horária e Idade mínima

A carga horária do curso técnico de manutenção automotiva é de aproximadamente 1500 horas. É importante frisar que a idade mínima para ingressar no curso é de 16 anos e o interessado deve estar cursando o segundo ano do ensino médio ou já ter concluído.

Onde cursar

O curso técnico de manutenção automotiva pode ser encontrado em quase todas as unidades do Senai, que é uma das melhores instituições de ensino que forma durante o ano centenas de milhares profissionais de varias áreas. Confira abaixo uma lista com todas as unidades do Senai no estado de São Paulo:

SENAI São Paulo, Votuporanga, Valinhos, Suzano, Sumaré, Sorocaba, Sertãozinho, Taubaté, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Carlos, São João da Boa Vista, São Bernardo do Campo, Santos, Santo André, São Caetano do Sul, Santa Bárbara d’ Oeste, Santa Cruz do Rio Pardo, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santana de Parnaíba, Rafard, Pompéia, Piracicaba, Presidente Prudente, Osasco, Paulínia, Mogi-Guaçu, Pindamonhangaba, Ourinhos, Mogi das Cruzes, Mauá, Mairinque, Limeira, Matão, Marília, Lençóis Paulistas, Jundiaí, Leme, Jaú, Jandira, Jaguariúna, Itu, Jacareí, Itatiba, Diadema, Campo Limpo Paulista, Indaiatuba, Franca, Cruzeiro, Campinas, Guarulhos, Bauru, Barueri, Bertioga, Botucatu, Bragança Paulista, Birigui, Araras, Araçatuba, Americana, Alumínio e Senai Araraquara.

Dica!

Vale frisar que o curso técnico de manutenção automotiva é um dos cursos oferecidos gratuitamente pelo governo federal e gerenciado pelo Ministério da Educação (Mec) na iniciativa Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A inscrição pode ser feita através do site oficial do Pronatec, porém essas vagas são limitadas e quando esse limite é atingido o participante só será chamado na próxima turma. As datas do período de inscrição são divulgadas semestralmente ou em várias épocas do ano, dependendo do sistema de seleção das escolas que fazem parceria com o Pronatec.

O interessado também poderá tirar mais informações sobre essas vagas para o curso técnico de manutenção automotiva, indo até uma das unidades que fazem parte desse oferecimento de cursos gratuitos; essas escolas podem ser federais ou privadas ou as do sistema S: Sesc (Serviço Social do Comércio), Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ou Sesi (Serviço Social da Indústria). Essas instituições de ensino tem unidades por todo território nacional e são de excelente qualidade!

Há também um outro modo de conseguir uma vaga para o curso técnico de manutenção automotiva que é se inscrevendo no Sisutec, que é um meio de ingressar em um dos cursos do Pronatec de modo que use a nota do ENEM do ano anterior, vale ressaltar que é necessário que o estudante não zere na redação ou tenha obtido uma nota maior que 450 pontos.

1 Comment on "Curso Técnico de Manutenção Automotiva"

  1. Meu sonho ser Mecânico de Aeronave

Leave a comment

Your email address will not be published.


*