Curso Técnico de Enfermagem

curso tecnico de enfermagem

Para se ter um bom emprego atualmente, é necessário estudar, estudar, e estudar e muito! Por isso quem não quer fazer uma faculdade ou está em duvida entre fazer uma graduação ou um curso mas, acaba optando pelo curso, principalmente por ele poder ser feito em um período mais curto de tempo e com menos gastos em dinheiro, então, no mínimo ter um curso técnico profissionalizante de nível médio é essencial para ter novas oportunidades e ingressar no mercado de trabalho que está se tornando tão amplo. Porém, há diversas opções de ótimos cursos técnicos que certamente farão com que o profissional depois de formado seja bem remunerado, e as vezes se torna difícil escolher qual carreira seguir. Mas, existem alguns cursos que se destacam muito mais que outros e entre eles está o Curso Técnico de Enfermagem, o qual abordarei logo abaixo. Confira.

curso tecnico de enfermagem

Técnico em Enfermagem

O técnico em enfermagem será capacitado para trabalhar em diversos setores da saúde, visando o bom atendimento a pacientes de diversas faixas etárias e o bem-estar dos mesmos. O curso técnico de enfermagem é um dos mais procurados atualmente, principalmente pela carreira que o interessado irá ter. O profissional poderá atuar tanto em postos de saúde quanto em hospitais na área de enfermagem, ou seja, fazendo curativos, triagem, vacinas, administrando medicamentos, por exemplo. Nem precisa ser dito que com certeza esta é uma carreira promissora, pois o mercado de trabalho é bastante amplo e a procura por profissionais dessa área está em constante crescimento, principalmente se houver mais investimentos na área da saúde.

Mercado de Trabalho para quem é Técnico de Enfermagem

Como já foi dito anteriormente, o mercado de trabalho nessa área é bastante amplo, por isso o que não faltará é empregos por todo o Brasil. Centenas de milhares de enfermeiros são contratados anualmente em hospitais públicos ou postos de saúde e que estão sendo bem remunerados, e o melhor de tudo é que gostam do que fazem! As áreas de atuação de um técnico de enfermagem são amplas e entre elas estão vários setores da área da saúde como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, consultórios, postos de saúde, e etc.

Programa do Curso

O curso técnico de enfermagem é dividido em Módulos, no total de 10 módulos essenciais para uma boa formação. Além disso, durante os módulos, há os estágios que são obrigatórios. Abaixo deixei uma lista com os módulos e suas respectivas cargas horárias. Confira:

Módulo 1 – Ambientação Profissional

Carga horária: 60 horas

Módulo 2 – Promoção da Saúde

Carga horária: 140 horas

Módulo 3 – Fundamentos da Farmacologia aplicados à Enfermagem

Carga horária: 60 horas

Módulo 4 – Medidas de Higiene e Conforto

Carga horária: 150 horas

Módulo 5 – Assistência de Enfermagem nas Especialidades I

Carga horária: 150 horas

Módulo 6 – Assistência de Enfermagem nas Especialidades II

Carga horária: 150 horas

Módulo 7 – Assistência de Enfermagem em Ambientes Especializados I

Carga Horária: 150 horas

Módulo 8 – Assistência de Enfermagem em Ambientes Especializados II

Carga Horária: 120 horas

Módulo 9 – Assistência de Enfermagem em Paciente Crítico I

Carga Horária: 100 horas

Módulo 10 – Assistência de Enfermagem em Paciente Crítico II

Carga Horária: 120 horas

Carga Horária do Curso Técnico de Enfermagem

A carga horária do curso técnico de enfermagem é de aproximadamente 1800 horas. Vale frisar que esse tipo de curso tem tanto aulas presenciais quanto aulas à distância e isso irá depender da preferência do interessado e o do tempo disponível que ele tem. Caso o curso seja à distância poderá ocorrer de durante o ano ter aulas presenciais e o aluno precisar se dirigir a escola para prestar exames, assistir palestras, por exemplo. A idade minima para fazer o curso técnico de enfermagem é de 16 anos e o estudante deve estar cursando o ensino médio ou já ter concluído.

Vale ressaltar que o curso técnico de enfermagem faz parte dos 400 cursos oferecidos gratuitamente pelo PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que é um programa do governo federal e gerenciado pelo mec. O cadastro pode ser feito pelo site oficial do pronatec e o interessado deve ficar sempre ligado para quando for divulgado as datas de inscrição pro curso que são limitadas. Uma outra forma de saber mais informações sobre as datas de inscrição é entrando em contato ou indo a uma unidade que apoia o pronatec, sendo as principais do sistema S: Sesc (Serviço Social do Comércio), Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ou Sesi (Serviço Social da Indústria). Essas instituições de ensino tem unidades por todo território nacional e são de excelente qualidade!

Há também um outro modo de conseguir uma vaga para o curso técnico de enfermagem que é se inscrevendo no Sisutec, que é um meio de ingressar em um dos cursos do Pronatec de modo que use a nota do ENEM do ano anterior, vale ressaltar que é necessário que o estudante não zere na redação ou tenha obtido uma nota maior que 450 pontos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Be the first to comment on "Curso Técnico de Enfermagem"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*