Curso Técnico de Contabilidade

curso tecnico em contabilidade

Atualmente, ter um bom emprego é uma característica primordial e para isso é necessário estudar, estudar e estudar! Os cursos técnicos são uma boa opção para garantir novas oportunidades, principalmente para quem não quer enfrentar uma universidade. Há inúmeras opções de cursos técnicos profissionalizantes de nível médio, e por isso, acaba sendo um pouco difícil escolher em meio a tanto. Porém, existem alguns cursos que se destacam muito mais que outros e que garantem para o formado um ingresso para o mercado de trabalho e uma carreira promissora. Um desses melhores cursos está o Curso Técnico de Contabilidade e é sobre ele que você irá tirar todas as suas duvidas logo a seguir, confira!

curso tecnico em contabilidade

O curso técnico de contabilidade é um dos cursos mais procurados nos dias de hoje, principalmente por garantir para o profissional um currículo enriquecido e uma grande carreira promissora pela frente. O que não irá faltar para o profissional dessa área são bons empregos, pois esse ramo é bastante valorizado e amplo no mercado de trabalho. Além disso, o técnico de contabilidade é bem remunerado e os que estão no mercado atual e gostam do que fazem, não tem do que reclamar! Além disso, é bem provável que quando o estudante estiver para concluir o seu curso surgirá diversas oportunidades de emprego para ele e que não são nada ruins…

Técnico de Contabilidade

O técnico de contabilidade será capacitado para ter o dever de cuidar do financeiro de uma empresa, seja ela pública ou privada, grande ou pequena e principalmente controlar a movimentação e transações da mesma. Além disso, se o profissional preferir trabalhar sozinho, ele poderá abrir um negócio próprio ou apenas dar consultorias. O técnico dessa área também terá que visar a organização em uma empresa, fazer análises e calcular orçamentos.

Mercado de Trabalho para o Técnico de Contabilidade

Como já foi dito anteriormente, o mercado de trabalho para o técnico de contabilidade é bastante amplo e por isso o que não irá faltar para esse profissional é emprego. A maioria das empresas contratam um técnico de contabilidade para controlar o seu financeiro, fazer análises, orçamentos, ou seja, administrar toda essa parte de forma cuidadosa. O técnico de contabilidade poderá atuar tanto em empresas públicas ou privadas (grandes ou pequenas) quanto em escritórios de contabilidade. Além disso, como já citado, esse profissional também poderá abrir um negócio e trabalhar por conta própria!

Programa do Curso

Há alguns temas que com certeza serão abordados durante o curso e que são essenciais para uma boa formação técnica. Na maioria das vezes, esses temas são divididos em módulos e tem suas respectivas cargas horárias. Abaixo será deixado uma lista com os possíveis temas que podem ser explorados durante o curso de contabilidade, confira:

I – Organização empresarial

II – Análise financeira e orçamentos

III – Direito público e privado

IV – Legislação trabalhista, tributária e empresarial

V – Normas brasileiras de contabilidade

VI – Fiscalização

VII – Contabilidade

VIII – Custos e patrimônio

IX – Matemática financeira

Carga horária e Idade mínima

A carga horária para o curso técnico de contabilidade é de aproximadamente 800 horas. A idade minima para quem quer fazer este curso é de 16 anos e o interessado deve estar cursando pelo menos o segundo ano do ensino médio ou já ter concluído.

Onde estudar

Vale ressaltar que o curso técnico de contabilidade é um dos cursos oferecidos gratuitamente pelo governo federal e gerenciado pelo Ministério da Educação (Mec) na iniciativa Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e para participar basta que você acesse o site oficial do pronatec e faça o seu cadastro. Quando houver vagas para o curso escolhido abrirá um período de inscrição (serão divulgadas as datas no site). É importante lembrar que essas vagas são limitadas e quando esse limite é atingido o interessado que fez a inscrição mas não foi convocado, provavelmente só será chamado para a próxima turma. Caso você queira mais informações sobre como funciona essa seleção de candidatos e entre outras coisas, basta que entre em contato ou vá até uma das escolas que fazem parceria com o Pronatec, que podem ser federais ou estaduais ou as do sistema S: Sesc (Serviço Social do Comércio), Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sesi (Serviço Social da Indústria).

Logo abaixo será deixado uma lista com as unidades Senac no estado de São Paulo, que é uma das escolas que pode ser encontrado o curso técnico de contabilidade. Confira:

São Paulo – Campus Águas de São Pedro, Campus Campos do Jordão, Campus Santo Amaro – Campi, Senac 24 de Maio, Senac Aclimação, Senac Americana, Senac Araçatuba, Senac Araraquara, Senac Barretos, Senac Bauru, Senac Bebedouro, Senac Bertioga, Senac Botucatu, Senac Campinas, Senac Catanduva, Senac Consolação, Senac Franca, Senac Francisco Matarazzo, Senac Guaratinguetá, Senac Guarulhos, Senac Interlagos, Senac Itapetininga, Senac Itapira, Senac Itaquera, Senac Itú, Senac Jabaquara, Senac Jaboticabal, Senac Jaú, Senac Jundiai, Senac Lapa Faustolo, Senac Lapa Scipião, Senac Lapa Tito, Senac Largo Treze, Senac Limeira, Senac Marília, Senac Mogi Guaçu, Senac Nações Unidas, Senac Nove de Julho, Senac Osasco, Senac Penha, Senac Piracicaba, Senac Presidente Prudente, Senac Ribeirão Preto, Senac Rio Claro, Senac Santa Cecília, Senac Santana, Senac Santo André, Senac Santos, Senac São Carlos, Senac São João da Boa Vista, Senac São José do Rio Preto, Senac São José dos Campos, Senac Sorocaba, Senac Tatuapé, Senac Taubaté, Senac Tiradentes, Senac Vila Prudente, Senac Votuporanga

Há também um outro modo de conseguir uma vaga para o curso técnico de contabilidade que é se inscrevendo no Sisutec, que é um meio de ingressar em um dos cursos do Pronatec de modo que use a nota do ENEM do ano anterior, vale ressaltar que é necessário que o estudante não zere na redação ou tenha obtido uma nota maior que 450 pontos. Qualquer duvida sobre o Sisutec ou como funciona as vagas para entrar no curso, basta que o interessado vá até uma das escolas citadas anteriormente para se informar.

Be the first to comment on "Curso Técnico de Contabilidade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*