Curso Técnico Bombeiro Civil: Saiba aqui como é o curso!

Curso Técnico Bombeiro Civil

O Bombeiro Civil é sem dúvida uma peça muito importante na vida das pessoas, e para formar esses profissionais existe o Curso Técnico Bombeiro Civil que tem como principal objetivo fazer com que os interessados preste um serviço de qualidade no combate e prevenção de incêndios em prédios públicos e privados. Muitas vezes, o Curso Técnico de Bombeiro Civil serve também como uma espécie de reciclagem para esses profissionais. Para garantir profissionais realmente qualificados as aulas ministradas se dividem em teóricas e práticas, e contam com a instrução de bombeiros atuantes no mercado de trabalho.

Carga horária do Curso Técnico Bombeiro Civil

A carga horária exigida para os interessados em fazer um curso técnico bombeiro civil é de no mínimo 216h/aula, podendo ter algumas variações. Os horários e documentos exigidos para realizar a matricula vai depender de cada instituição, ou seja, poderão ter alterações de uma para outra.

Mercado de trabalho

O bombeiro civil é muito importante para qualquer plano de emergência dentro das empresas, pois está ligado diretamente à segurança do prédio, sendo que para ser considerado um bombeiro civil o profissional precisa estar habilitado nos termos da lei, exercer função remunerada e exclusiva no combate e prevenção de incêndios, seja como empregado ou como empresa que fornece esse serviço para terceiros. Os requisitos necessários para essa formação são de responsabilidade nas normas da ABNT, sendo elas responsáveis também por estipular a qualificação necessária, bem como a sua reciclagem. É importante ressaltar que existe a exigência de ter um número mínimo de bombeiros civis habilitados dentro das empresas e instituições.

Perfil do profissional

Os interessados em fazer o Curso Técnico Bombeiro Civil, na maioria das vezes, são profissionais já ligados de alguma maneira a segurança do local, como, por exemplo, engenheiros, técnicos de segurança do trabalho, porteiros, vigilantes, socorristas, brigadistas, entre outros.

Curso Técnico Bombeiro Civil

Os principais objetivos do Curso Técnico Bombeiro Civil

A formação oferecida pelo Curso Técnico Bombeiro Civil acaba por priorizar alguns assuntos, a fim de preencher os seus principais objetivos, que são:

  • Aprender mais sobre os assuntos ligados às responsabilidades dos bombeiros civis.
  • Aprofundar o conhecimento dos quatro elementos que formam a combustão, as formas em que o calor se propaga, as maneiras para extinguir o fogo, os principais componentes do extintores e também a classificação dos incêndios.
  • Saber mais sobre os conceitos de prevenção e de proteção contra o fogo.
  • Saber distinguir os tipos de operação que pode ser usada durante um caso de incêndio, como é o caso das mangueiras e hidrantes.
  • Transportar e saber como armar uma escada que seja portátil.
  • Saber mais sobre equipamentos de segurança pessoal e a maneira correta de usá-los para que não se tenha nenhum tipo de problema.
  • Saber sobre as normas e procedimentos que devem ser seguidos no caso de incêndios que tenham algum tipo de vítima.
  • Aprender sobre como prestar os primeiros-socorros.
  • Conhecer técnicas de avaliação do ambiente, a fim de tomar sempre a melhor solução.

Esses são apenas alguns dos pontos a serem estudados durante o Curso Técnico Bombeiro Civil, sendo que o cronograma de aulas poderá ser alterado de acordo com cada instituição de ensino.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Be the first to comment on "Curso Técnico Bombeiro Civil: Saiba aqui como é o curso!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*