Curso mecânica automotiva: O que vou aprender? Vale a pena fazer?

curso de mecanica automotiva

Pode ser que você seja aquele tipo de pessoa aficcionado por carros, e que desde criança já sinta um verdadeiro fascínio pelos veículos sejam eles de duas, quatro ou mais rodas. Mas você já pensou que essa paixão pode ir um pouco além e se tornar uma profissão? Pois bem, foi pensando nisso que esse artigo foi feito, já que o curso de mecânica automotiva pode ser ideal para quem além de gostar de carros, motos, caminhões, etc, tem interesse em levar isso como forma de ganhar a vida. Se você tem interesse nesse curso, continue lendo esse artigo e saiba mais sobre ele!

Curso de mecânica automotiva

Como falamos no começo deste artigo esse curso é indicado para qualquer pessoa que se interesse por mecânica e tenha curiosidade em aprender mais sobre o assunto. O profissional atua na área automobilística e é responsável por tudo que diz respeito a manutenção, reparos, prevenção de problemas, planejamento e tudo mais que diz respeito a parte mecânica de um carro, moto ou qualquer outro veículo.

O curso de mecânica automotiva permite que o profissional aprenda a identificar os problemas que podem surgir em um carro, e obviamente a repará-los de forma eficiente e segura. O aluno terá aulas relacionadas não apenas a mecânica de um carro, mas também da sua parte elétrica e eletrônica.

O curso de mecânica automotiva é uma formação que desperta muito interesse dos jovens, e boa parte desses cursos não exige que o aluno tenha concluído o ensino médio, já que a oferta é para nível técnico. Mas se você tem interesse em se formar como técnico em manutenção automotiva a nossa dica é que você busque alguma instituição que oferece esse curso na sua cidade e se informe quais são os pré requisitos, qual é a carga horária, etc.

curso mecânica

O que vou aprender?

O curso de mecânica automotiva tem o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar em concessionárias, montadoras, oficinas mecânicas, lojas de peças para veículos e todos os demais estabelecimentos que necessitam da presença de um profissional com experiência na parte mecânica e eletrônica de um veículo. O curso permite inclusive que você aprenda as bases da mecânica para abrir o seu próprio negócio, por exemplo.

Listamos a seguir alguns itens que você vai aprender no curso:

  • Identificar defeitos no carro, moto, etc
  • Fazer a troca de peças
  • Identificar as peças de um veículo
  • Identificar e instalar acessórios, como rodas de liga leve, câmera de ré, DVD, aerofólio, etc.
  • Fazer manutenção preventiva, evitando possíveis problemas que possam surgir com o desgaste do veículo
  • Coordenar processos de manutenção
  • Terá noções de meio ambiente, saúde e segurança no trabalho
  • Planejar e supervisionar serviços relacionados a mecânica
  • E muito mais.

Vale a pena fazer?

Sim! Vale muito a pena fazer esse curso se você se identifica com a área e pretende trabalhar em um dos ramos que citamos anteriormente. Além disso, ter qualificação nesta área é um diferencial em um mercado que contempla tantos profissionais sem formação.

Além disso por ser um curso técnico, ele é mais curto que faz com que você consiga ir mais rápido para o mercado de trabalho e começar a atuar na área.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Be the first to comment on "Curso mecânica automotiva: O que vou aprender? Vale a pena fazer?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*