Curso de extensão: Descubra o que é, pra que serve, quem pode fazer, e muito mais..

Você acaba de entrar na faculdade e vê nos murais espalhados pelo prédio vários anúncios de curso de extensão, mas o que será isso? É comum ter em universidades, principalmente públicas, a oferta de cursos de extensão para que os alunos aprendam outras coisas além do que ela estuda de fato na instituição.

Neste texto, você vai entender o que são os cursos de extensão e qual o objetivo deles dentro de uma universidade. Confira isso e muito mais nos próximos tópicos!

O que é?

A universidade é divida em três áreas: ensino, pesquisa e extensão. O ensino é o que você aprende em sala de aula, a pesquisa são os projetos encabeçados por professores e trabalhados pelos alunos, como a iniciação científica, por exemplo, e a extensão é um curso para complementar os conhecimentos em determinada área e ampliar a noção do aluno sobre temas relativos ao mercado de trabalho o qual ele está inserido.

Outras formas de cursos de extensão também é quando a universidade entra em contato com os habitantes daquele município que a instituição faz parte.

Por exemplo, um curso de extensão de inglês dá aula para os próprios estudantes, mas também para qualquer outra pessoa que deseja participar dele.

E tudo isso de graça, já que a intenção é levar para toda a comunidade um pouco do aprendizado criado dentro da academia.

O que é considerado curso de extensão?

Existem os cursos de extensão que são aqueles feitos dentro de uma universidade, ministrado por estudantes dessa universidade, que são orientados por professores e que tratam de temas e disciplinas que vão

Esses cursos são 100% gratuitos e podem ter também como alunos os próprios universitários, embora a característica principal dele é trazer gente de fora da universidade para participar e aprender com esses cursos.

É uma forma de ajudar os estudantes que trabalham como professores e monitores, além de melhorar e mudar a vida de pessoas que não teriam condições de pagar um curso de língua estrangeira, por exemplo, em uma escola particular.

Outra forma de curso de extensão, são os cursos ministrados geralmente por universidades públicas e privadas, com o intuito de  complementar o conteúdo aprendido na graduação, ou ampliar as noções sobre determinado tema, aprimorando assim suas habilidades em um campo de estudo, fazendo com que você adquira diferencias que serão importantíssimos para seu currículo.

curso de extensão

Gratuito

Alguns cursos de extensão são completamente gratuitos. Esses são mais comuns em universidades públicas do que privadas, até mesmo pelo lastro social que uma autarquia pública deve ter. No entanto, existem diferentes cursos que são oferecidos por universidades particulares, que será necessário o pagamento de uma taxa de matrícula e de uma mensalidade.

Os valores variam, pois dependem da complexidade do curso, do tipo, e em qual instituição você vai estudar.

No exterior

A extensão não é uma criação do governo brasileiro. É um protocolo educacional existente em praticamente todo mundo. Por isso, existem sim cursos de extensão em universidades de outros países.

Para saber quais são os disponíveis, a melhor é entrar no site das instituições ou ligar e fazer algum tipo de contato a respeito do assunto.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa pode fazer um curso de extensão em uma universidade. Basta que ela faça a inscrição no tempo certo e que tenha vagas disponíveis. Como são cursos muito procurados, assim que liberar as inscrições é preciso correr para garantir a sua matrícula.

Se você não faz parte da comunidade acadêmica, fique mais ligado ainda. Por mais que seja um curso voltado para pessoas de fora da universidade, os próprios universitários sabem antes e ficam preparados para poder ocuparem as vagas nesses cursos.

Para evitar chegar lá e perder a sua vaga, veja bem a data, o horário e esteja na secretaria da instituição com antecedência.

Quantas horas?

Os cursos de extensão não tem uma carga horária fixa, tudo vai depender do tipo de curso que você for fazer. Para ter essa resposta, é preciso ir até a instituição, ver quais são os cursos disponíveis e perguntar especificamente sobre a carga horária daquele que você tiver interesse.

Leia também o texto sobre O que é pós-graduação?

Agora que você já sabe tudo sobre os cursos de extensão, compartilhe este texto com amigos que também podem ter interesse no assunto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Be the first to comment on "Curso de extensão: Descubra o que é, pra que serve, quem pode fazer, e muito mais.."

Leave a comment

Your email address will not be published.


*