Como escolher a melhor profissão

Formei, e agora? É o que passa na cabeça de milhares de pessoas todos os dias. Que profissão seguir, que rumo tomar, quem eu serei quando crescer? Há pessoas sortudas que já nascem sabendo o quer. As vezes por sentir, as vezes por influência no meio em que cresceu. Mas há também as pessoas que não têm ideia do que quer. As vezes por gostar de muitas coisas, as vezes por parecer que nada atrai o bastante. Mas afinal, como escolher a melhor profissão?

O segredo nada mais é do que olhar para si. Entender os seus gostos e quais são suas maiores habilidades. É importante que isso venha de você para você mesma. Perguntar para as outras pessoas não funciona. Influências podem confundir o que você realmente deseja.

Como escolher a melhor profissão pra mim?

Conheça você

Saiba qual a sua essência. Busque na sua memória as coisas que te atraíam ainda pequena. Coisas que te faziam feliz e que você gostava de fazer. Pense qual tipo de atividade te deixa plenamente contente, realizada e orgulhosa em realizar. Pense em quem você é e qual é sua personalidade que mais se sobressai. Faça uma lista de coisas que te deixam alegres, quais são suas maiores qualidades e defeitos. Se veja no futuro. Mas não pense na profissão que te deixa feliz nessa hora. Pense na atividade que você faz que te deixa mais feliz. Porque assim você descobre uma coisa e dela é possível tirar muitas possibilidades de caminhos a seguir.

Saiba suas habilidades

Qual a coisa que você faz de melhor? Aquilo que depois que você termina você pensa: “nossa, eu fiz muito bem”. E teve facilidade e instinto para realizar. Pense em alguma atividade em grupo e em qual categoria você se encaixou melhor. Em um trabalho em grupo você é quem liderou quem ia fazer o que? Você se deu melhor recebendo coordenadas? Pensou na parte mais exata da coisa ou da parte comunicativa? Pensou em escrever, fazer contas ou desenhar? Preferiu ajudar quem precisa? Essas perguntinhas básicas já podem te ajudar como escolher a melhor profissão e te direcionar a saber quais são suas maiores habilidades.

Teste vocacional

Se mesmo se indagando sobre seus gostos e habilidades a dúvida permanecer, os testes vocacionais são ótimos orientadores. Como escolher a melhor profissão não é uma tarefa fácil. Esses testes conseguem captar através de perguntas que nem parecem ter relação com a profissão, algo que só você tem. A partir dali te guiar em como usufruir da melhor forma do que gosta de fazer. Mas lembre-se: o teste vocacional não é um resultado que deve ser seguido fielmente. Ele é apenas uma ajuda para se entender e em qual área você se dá melhor.

Listas

Geralmente esses testes vocacionais dão opções de áreas (ciências humanas, exatas ou biológicas) e a partir disso você tem um leque de várias profissões. Então é interessante fazer uma lista de quais profissões você se vê atuando conforme a área escolhida. Rabisque mesmo! Faça em ordem da qual mais prefere até a que menos faria. Escrever ajuda a visualizar melhor as opções.

Pesquisa

Depois de listar as profissões que podem te interessar, pesquisa sobre cada uma delas. Veja depoimentos de quem está na área e de como funciona o trabalho na prática. Leia, veja fotos, assista vídeos – tudo o que puder fazer para conhecer a fundo cada profissão. Se tiver disponibilidade vá até um local de trabalho, converse com os profissionais. Tudo isso ajuda a ter certeza na hora de escolher a melhor profissão para você.

Mercado de trabalho

Além de conhecer o que a profissão faz, também é importante pesquisar como ela se insere no mercado de trabalho. Nem tudo são flores e para algumas pessoas saber qual profissão é mais lucrativa é mais essencial do que outros fatores. Então saiba qual o piso, quais são as oportunidades de crescimento, aonde tanto você pode trabalhar.

Prós e contras

Se após fazer toda essa pesquisa interna e externa ainda restar algumas profissões para se decidir: liste os prós e contras delas. Pese na balança o que mais será positivo para sua vida no momento. Assim fica mais fácil ter certeza de qual caminho seguir.

No final lembre-se: mesmo que você escolha uma profissão para você, isso não significa que você deverá exercê-la para sempre. Conforme o tempo vai passando nos conhecemos melhor e podemos sempre mudar de área se quisermos!

Confira este vídeo para mais informações:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Be the first to comment on "Como escolher a melhor profissão"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*