Auxiliar administrativo: O que faz? Qual é o salário? Tem algum curso?

auxiliar administrativo

Você sabia que Auxiliar administrativo é um dos cargos mais vistos nos anúncios de emprego? Por que será? Se a gente pensar um pouco, é um cargo que abrange muitas áreas. Basicamente toda empresa tem um setor administrativo dentro da sua corporação de funcionários e esse provavelmente é um dos motivos da alta procura. Afinal, são mais possibilidades que oferecem uma carreira dentro do mais diversos setores.

Ainda não sabe exatamente o que é um auxiliar administrativo? Saiba que o leque de definições é bem grande e você pode estar apta a realizar esse trabalho sem saber.

O que é o auxiliar administrativo? Quais são suas funções?

Em uma tradução bem simples, o auxiliar administrativo é aquele que oferece um auxílio à administração da empresa. Dentro da administração da empresa ainda existem diversos setores para que você possa exercer esse apoio às tarefas diárias. Sendo alguns deles o setor pessoal, financeiro, de compras, logística, marketing e por aí vai. Resumindo: 1 cargo, inúmeras possibilidades.

Não existe uma definição concreta do que o auxiliar administrativo faz ou não. Além de depender de qual setor você está dentro da administração da empresa, outra variável importante é qual o segmento do lugar que a pessoa irá trabalhar. É importante ressaltar que esse funcionário precisa estar disposto a realizar os mais distintos trabalhos e é ideal para quem não gosta de cair na rotina.

Um dos pré-requisitos essenciais dessa função é a organização. Independente do setor ou empresa, essa qualidade é primordial para esse profissional. Como sua parte é auxiliar na administração, as tarefas que demandam controle de planilhas e documentos exige que seja feito por alguém bem organizado. Em geral, as principais funções dessa profissão são:

  • Organização de arquivos de documentos;
  • Preenchimento e controle de planilhas e formulários;
  • Controle de agendas e compromissos;
  • Atendimento via e-mail e telefone;
  • Produção de documentos gerais da empresa;
  • Reuniões.

Isso falando bem por cima mesmo, pois como citado, dependerá do setor que o funcionário estiver. O profissional pode se especializar em áreas específicas e com isso as tarefas podem mudar. Por exemplo, se o auxiliar administrativo estiver no setor financeiro, provavelmente será responsável também pelo lançamento de notas fiscais e apoio nos balanços financeiros.  Se for no setor pessoal, no RH, ajudará na produção e fiscalização de folhas de ponto, de pagamento etc. Ou seja, é possível fazer muitas coisas nesse âmbito. Tantas que esse cargo costuma ser uma grande ponte para alcançar posições de alta hierarquia dentro da empresa.

auxiliar administrativo

Aprendiz

Uma das formas mais comuns de se adentrar no mundo administrativo como auxiliar é pelo Programa de Menor Aprendiz. Nele, jovens de 14 a 24 anos podem começar a trabalhar meio período enquanto ainda estudam. É muito importante para várias pessoas saírem na frente e se inserirem no mercado de trabalho ainda cedo.

Para se contratar como Aprendiz é preciso que o jovem esteja cursando o ensino fundamental ou médio em alguma escola. Sendo um diferencial que esteja matriculado em um curso técnico de formação profissional. Como costumam ser contratados como um estagiário jovem, automaticamente, na maioria das empresas, é o cargo de auxiliar pelo qual começam. Gerando oportunidades de experiência para futuros contratos profissionais nessa área.

Vagas

Como a gente começou esse texto, a vaga de auxiliar administrativo é uma das mais oferecidas dentro das páginas de emprego. Então se o seu foco é seguir em uma área que tenha mais oportunidades de trabalho (e crescimento), pode investir nessa profissão. Alguns lugares ainda contratam sem experiência trabalhista, mas é claro, que a profissionalização é um diferencial em destaque.

O bom é que é possível encontrar vagas desde grandes empresas (que costumam ter um amplo quadro de funcionários nessa área) como também em médias e pequenas. Para você ter uma noção, é possível trabalhar em multinacionais, hotéis, escolas, restaurantes, escritórios, lojas, hospitais, academia etc. Ou seja: muitos lugares!

Qual é o salário médio?

Obviamente o salário pode sofrer alterações dependendo do tamanho da empresa. Mas em média, um auxiliar administrativo recebe R$1500. Podendo ser menos ou mais dependendo do lugar da contratação.

Curso de auxiliar administrativo

Escolas famosas em oferecer cursos técnicos como o Senac oferecem o curso de auxiliar administrativo. Mas é apenas um exemplo, como é uma profissão com alta demanda, é possível encontrar o curso nas mais diversas escolas (até mesmo online). O importante é se certificar que é uma instituição reconhecida por ensino de qualidade para se tornar um profissional de qualidade.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Be the first to comment on "Auxiliar administrativo: O que faz? Qual é o salário? Tem algum curso?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*